Do carvão ao asfalto : uma intervenção pedagógica sobre a história do trabalho e a luta por direitos trabalhistas na perspectiva do Ensino de Jovens e Adultos
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso baseia-se em uma Intervenção Pedagógica realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, nos dias 14 e 21 de março de 2023, na turma T6 da etapa final do Ensino de Jovens e Adultos. A intervenção foi estruturada tendo como objetivo abordar criticamente as relações de trabalho ao longo da história, buscando desconstruir narrativas que sustentam a exploração da classe trabalhadora e baseiam desigualdades sociais, através de um debate sobre a lu ...
Este trabalho de conclusão de curso baseia-se em uma Intervenção Pedagógica realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Chico Mendes, nos dias 14 e 21 de março de 2023, na turma T6 da etapa final do Ensino de Jovens e Adultos. A intervenção foi estruturada tendo como objetivo abordar criticamente as relações de trabalho ao longo da história, buscando desconstruir narrativas que sustentam a exploração da classe trabalhadora e baseiam desigualdades sociais, através de um debate sobre a luta por direitos trabalhistas. Dessa forma, foi proposta uma intervenção pedagógica de duas aulas: No primeiro momento foi apresentada a construção da ideia de trabalho ao longo da história, explicando o surgimento de alguns pensamentos hodiernos e convidando os alunos a escreverem suas concepções pessoais de trabalho. Em um segundo momento, foram abordadas com os estudantes as relações de trabalho na mineração de carvão nas minas de Arroio dos Ratos - RS durante o início do século XX, entregando aos alunos trechos de relatos provindos do acervo do Museu do Carvão, dos quais surgiram debates acerca das condições de vida dos mineiros, culminando em uma discussão sobre a luta por direitos trabalhistas. A aula prosseguiu relacionando os trabalhadores através da história, com a apresentação e debate sobre a precarização do trabalho na atualidade, bem como com a inserção do conceito de precariado, sendo finalizada com uma atividade individual de escrita dos alunos sobre os conceitos aprendidos e possíveis soluções para os problemas estudados, aos quais grande parte da turma ressaltou a importância da união dos trabalhadores. A intervenção dada no contexto do Ensino de Jovens e Adultos permitiu que experiências fossem compartilhadas e que a visão dos estudantes sobre o mundo do trabalho servisse para fomentar uma construção crítica da realidade, viabilizando o ensino de conceitos e o reforço da importância do reconhecimento e do protagonismo da classe trabalhadora na luta constante por direitos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
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