Sequência didática : um deslocamento aos pressupostos de Benveniste
dc.contributor.advisor | Ciulla, Alena | pt_BR |
dc.contributor.author | Einsfeld, Renata | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T03:27:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259187 | pt_BR |
dc.description.abstract | Buscar amparar o ensino de língua portuguesa no esteio teórico de Émile Benveniste é deparar-se com a ausência de práticas de ensino-aprendizagem sob seus pressupostos. Uma simples revisão bibliográfica veio a embasar essa percepção e nos apontou, ainda, que as aproximações entre o ensino de língua portuguesa e as reflexões teóricas desse linguista restringem-se a discussões teóricas que prospectam possíveis contribuições, ou à constituição de um aparato analítico dos discursos produzidos em abordagens educacionais. Diante dessa lacuna, propomos produzir uma sequência didática sob os pressupostos teóricos de Benveniste para o desenvolvimento de habilidades discursivas de escrita ao ensinar o gênero artigo de opinião. Para a realização deste objetivo construímos a fundamentação teórica a partir das reflexões benvenistianas. Num segundo momento, ao aprofundarmos nos meandros da estratégia de ensino sequência didática, tal qual idealizada por Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004), identificamos a ausência de uma orientação de como circunscrever os critérios avaliativos para a sugerida avaliação formativa. O que nos desafiou a produzir tais critérios, igualmente fundamentados nas reflexões benvenistianas. Dessa forma, a sequência didática produzida sob os pressupostos teóricos de Émile Benveniste incluí os respectivos critérios para a realização da avaliação formativa. Esperamos com este estudo contribuir com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa ao oferecer esse instrumento didático estabelecido sob os pressupostos teóricos de Benveniste. | pt_BR |
dc.description.abstract | Seeking to support the teaching of the Portuguese language based on the theoretical perspective of Émile Benveniste is to face the absence of teaching-learning practices based on its assumptions. This perception was based on a simple literature review and also, highlighted that the relations between the teaching of Portuguese language and this linguist theoretical reflections are restricted to theoretical discussions that prospect possible contributions, or to the constitution of an discourse analysis apparatus produced in educational approaches. Given this gap, this study proposes a didactic sequence under Benveniste’s theoretical assumptions for the development of discursive writing skills for teaching the opinion article genre. In order to achieve this goal, the theoretical foundation was based on Benveniste's reflections. In a second stage, this study deepens in the intricacies of the didactic sequence teaching strategy, as idealized by Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004), it was identified the absence of a guideline of how to circumscribe the evaluation criteria for the suggested formative evaluation. The challenge was to produce such criteria, also based on Benveniste’s criteria. Thus, the didactic sequence produced under the theoretical assumptions of Émile Benveniste includes the respective criterias to make the formative evaluation. The result of this study is expected to contribute to the teaching and learning of Portuguese language by presenting this didactic instrument established under Benveniste’s theoretical assumptions. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Benveniste | en |
dc.subject | Benveniste, Emile, 1902-1976 | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | en |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Didactic sequence | en |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Text | en |
dc.title | Sequência didática : um deslocamento aos pressupostos de Benveniste | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171778 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Letters (1771)