Arrancando o véu da ilusão : um estudo da concepção épica a partir de A compra do latão de Brecht
dc.contributor.advisor | Éboli, Luciana Morteo | pt_BR |
dc.contributor.author | Pozzi, Giovana de Souza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-18T03:52:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259173 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre a concepção teatral de Bertolt Brecht, dramaturgo alemão que revolucionou o teatro mundial com sua teoria e prática durante o século XX ao vincular teatro e luta de classes. Com o objetivo de compreender o que é o teatro científico pelo qual Brecht lutou, utilizo de base para essa pesquisa o texto A Compra do Latão [1939-1955], de autoria do dramaturgo em questão, onde os fundamentos do teatro épico são desenvolvidos ao longo de dezesseis anos. Assim, a presente pesquisa desenvolve acerca da origem do termo "épico", das diferenças entre o teatro dramático burguês e o teatro de Brecht, da postura requisitada ao ator e ao público do teatro épico, dos mecanismos de identificação e distanciamento na cena teatral e, por fim, das diferenças entre o "teatro tipo carrossel" e o "teatro tipo planetário". O trabalho utiliza essa pesquisa como base para refletir uma pedagogia existente no processo do teatro brechtiano. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a study about the theatrical conception of Bertold Brecht, the German playwright that revolutionized world theatre with its practics and theory along the XXth century by connecting theatre and class strugle. With the purpose to comprehend what is the scientific theatre for which Brecht fought for, we use the text A Compra do Latão (1939-1956), written by Brecht, in which the fundaments of the epic theatre are developed, as a basis for the research. Therefore, the present research talks about the origins of the term "epic", the differences between bourgeois dramatic theatre and Brecht's one, the atitude demanded to the actor and to the public of the epic theatre, about the identification and distancing mecanisms in the scene, and, finally, the differences between the "carousel theatre" and "planetary theatre". This work aims to reflect about the pedagogy present in the process of the brechtian theatre. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Brecht, Bertolt, 1898-1956 | pt_BR |
dc.subject | Epic theatre | en |
dc.subject | Pedagogia crítica | pt_BR |
dc.subject | Critical pedagogy | en |
dc.subject | Teatro épico | pt_BR |
dc.subject | Theatre and class strugle | en |
dc.subject | Luta de classes | pt_BR |
dc.title | Arrancando o véu da ilusão : um estudo da concepção épica a partir de A compra do latão de Brecht | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171614 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Teatro: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Teatro (243)