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dc.contributor.advisorSilveira, Paulo Antonio de Menezes Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Paulo Roberto Simonettipt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259172pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação tem como objetivo compreender o imaginário amazônico na poética visual do artista autodidata Eli Bacelar, que nasceu em Manaus - Amazonas em 1960 e aos 15 anos participou da primeira exposição. Ao longo de sua trajetória de 45 anos recebeu premiações e participou de diversas exposições regionais e nacionais. Desta forma, a escolha do artista se justifica por sua importância para a história da arte local e pela carência de informações, pois quando se busca, sobre sua produção, não se encontra muitas referências. Em relação a abordagem metodológica, quanto a natureza a pesquisa foi qualitativa e quantos aos meios foi bibliográfica e documental que foram utilizados como suporte na produção do referencial teórico. Quanto a análise dos documentos de processo como rascunhos e esboços, recorreuse à abordagem utilizada pela Crítica Genética. Na pesquisa de campo, foram realizadas diversas entrevistas com o artista e visitas os acervos públicos e colecionadores particulares. Como resultado, além de apresentar uma abordagem sobre os aspectos pertinente aos caminhos da sua vida pessoal e artística e o registro de 160 trabalhos entre pinturas, desenhos e esboços, a pesquisa debruçou-se na análise do processo criativo e poético de algumas obras à luz imaginário amazônico. Desta forma foi possível perceber o caminho percorrido na elaboração e amadurecimento de seu estilo e observar as relações construídas pelo artista, e os diversos aspectos da cultura amazônica e universal.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to understand the Amazonian imaginary in the visual poetics of the selftaught artist Eli Bacelar, who was born in Manaus - Amazonas in 1960 and at the age of 15 participated in the first exhibition. Throughout his 45-year history he has received awards and participated in several regional and national exhibitions. Of this firm, the choice of the artist is justified by its importance for the history of local art and the lack of information, because when searching, about its production, there are not many references. Regarding the methodological approach, how much the research was qualitative and how many to the means was bibliographic and documentary that were used as support in the production of the theoretical framework. After the analysis of process documents such as drafts and drafts, the approach used by Genetic Criticism was used. In the field research, several interviews were conducted with the artist and visits the public collections and private collectors. As a result, in addition to presenting an approach on the aspects pertinent to the paths of his personal and artistic life and the recording of 160 works among paintings, drawings and sketches, the research focused on the analysis of the creative and poetic process of some works in the Amazonian imaginary light. In this way it was possible to perceive the path taken in the elaboration and maturation of his style and observe the relationships constructed by the artist, and the various aspects of Amazonian and universal culture.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaintingen
dc.subjectSilva, Eli Bacelarpt_BR
dc.subjectMemoriesen
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectMemória : Artept_BR
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectAmazonen
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleO imaginário amazônico na poética do pintor Eli Bacelarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171631pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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