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dc.contributor.advisorSantos, Alexandre Ricardo dospt_BR
dc.contributor.authorReis, Samantha Karlia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-06-18T03:52:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259165pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação investiga o Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte do Amazonas e suas ações preservacionistas no acervo artístico do Estado no período de 1997 a 2016. A hipótese central desta pesquisa é que a implementação do Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte, em 1997, e suas intervenções preservacionistas, foram responsáveis pela atual valorização e preservação do acervo artístico da Pinacoteca do Estado. Como complemento a essa hipótese, a pesquisa defende que a formação e profissionalização da primeira equipe de conservadoras-restauradoras, foi responsável direta pela constituição e estruturação do acervo artístico da Pinacoteca do Estado. A dissertação também confirma a hipótese secundária, surgida ao longo da investigação, de que a coleção de obras de arte do acervo representa um legado cultural para o Estado, ao preservar memórias, simbologias, artistas e histórias que configuram fontes relevantes para a compreensão da história da arte no Amazonas. Confirma, ainda, a premissa de que a existência do acervo artístico da Pinacoteca se deve à estruturação inicial e, principalmente, às primeiras intervenções preservacionistas realizadas pelo Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research on the actions developed in the Atelier Restoring works of art from Amazon, and its preservationist actions in the state’s artistic collection from 1997 to 2016. The central hypothesis of this research is that the implementation of the in the Atelier Restoring works of art from de Amazon, in 1997, and its preservationist interventions, were responsible for rescuing and preserving the artistic collection from Amazon. As a complement to this hypothesis, the research argues that the formation and professionalization of the first team of conservators-restorers was directly responsible for the constitution and structuring of the artistic collection from Amazon. The dissertation also confirms the secondary hypothesis, which emerged during the investigation, that the collection of art represents a cultural legacy for the State, by preserving memories, symbologies, artists and stories that constitute relevant sources for the understanding of history and art in the Amazon. It also confirms the premise that the existence of the artistic collection from Amazon is due to the initial structuring and, mainly, to the first preservationist interventions carried out by the in the Atelier Restoring works of art from Amazon.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRestorationen
dc.subjectRestauração (Arte)pt_BR
dc.subjectConservationen
dc.subjectConservação (Arte)pt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectPatrimonyen
dc.subjectAcervo artísticopt_BR
dc.subjectArtistic collectionen
dc.subjectAteliê (Arte)pt_BR
dc.titleO ateliê de conservação e restauro de obras de arte do Amazonas : o resgate do acervo da Pinacotecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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