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dc.contributor.authorRossi, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorPeroni, Vera Maria Vidalpt_BR
dc.contributor.authorPires, Danielapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-17T03:37:57Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-8079pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259134pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta alguns elementos para o debate sobre a relação entre o público e o privado como projetos societários em disputa e sobre o modo como o processo recente de construção da democracia pautou o tema das políticas de diversidade no Brasil. Ao analisar o movimento do real em nossas pesquisas a partir de análise bibliográfica, observamos que não apenas sujeitos vinculados ao mercado, mas também ao neoconservadorismo e ao neofascismo estão disputando seus projetos societários nas políticas educacionais. Nosso recorte histórico inicia na década de 1980, com o processo de redemocratização do país, e chega aos dias atuais, evidenciando as contradições que pautaram a construção dessas políticas e as perdas depois do golpe de Estado de 2016. Concluímos que as políticas de valorização da diversidade cumprem um importante papel na ampliação do próprio conceito de democracia, entendido aqui como igualdade social e econômica e respeito às diferençaspt_BR
dc.description.abstractThis article presents some elements for the debate on the relationship between the public and the private as societal projects in dispute and on the way in which the recent process of building democracy guided the theme of diversity policies in Brazil. When analyzing the movement of the real in our research based on bibliographic analysis, we observe that not only subjects linked to the market, but also to neoconservatism and neofascism are disputing their societal projects in educational policies. Our historical clipping begins in the 1980s, with the country's redemocratization process, and reaches the present day, highlighting the contradictions that guided the construction of these policies and the losses after the 2016 coup d'état. We conclude that diversity plays an important role in expanding the very concept of democracy, understood here as social and economic equality and respect for differences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2021. Vol. 10, n.1 (2021), p. 1-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDemocracyen
dc.subjectDiversity policiesen
dc.subjectPublic-private relationshipen
dc.titleA relação entre o público e o privado aliado ao neoconservadorismo : o retrocesso nas políticas de diversidade no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDemocracy and neoconservatism as a relationship between the public : advances and setbacks in diversity policies in Brazilen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001166349pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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