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dc.contributor.authorMantovani, Michele Rositapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Regina Antunes Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:28:04Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0103-7412pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259017pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo caracterizar tipologias essenciais do fenômeno da prática pianística baseadas nos procedimentos adotados por quatro pianistas em diferentes níveis acadêmicos (extensão, graduação, pós-graduação e profissional), tendo em vista as perspectivas de deliberação. A metodologia, de cunho fenomenológico, compreendeu a gravação em áudio e vídeo de uma sessão de prática de duas peças do repertório de cada participante e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa e quantitativa, resultando em nove Categorias Psicossensoriais (assim denominadas por englobarem aspectos de natureza psicológica e sensorial da prática), das quais seis delas são aqui discutidas em termos de procedimentos e eficácia. Os resultados indicam que as perspectivas de deliberação ocorrem pela forma com que essas categorias são estruturadas e frequentemente empregadas em função da expertise: níveis mais elementares demonstraram procedimentos recorrentes, menos variados e com alguma estruturação em desenvolvimento, ao passo que tal estruturação e variedade mostraram-se sistematizadas e distribuídas regularmente à medida que a expertise aumentava.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to characterize essential typologies of the phenomenon of piano practice based on the procedures adopted by four pianists of different levels (an university extension student, an undergraduate student, a graduate student and a professional) in view of the perspectives of deliberation. The method, which is phenomenological in nature, encompasses an audio and video recording of a practice session of two pieces from the repertoire of each participant and a semi-structured interview. Data were analyzed from a qualitative and quantitative perspective resulting in nine Psychosensorial Categories (so-called since they encompass psychological and sensorial aspects of the practice), six of which being discussed here in terms of procedures and efficacy. The results indicate that the perspectives of deliberation occur because of the way in which these categories are organized and often employed as a function of expertise: more elementary levels demonstrated procedures that were recurrent, less varied and with some organization under development, while organization and variety were shown to be more systematized and normally distributed as the level of expertise increased.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOpus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 24, n. 3 (set./dez. 2018), p. 26-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiano practiceen
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectPrática musicalpt_BR
dc.subjectPsychosensorial categoriesen
dc.subjectNíveis de expertisept_BR
dc.subjectLevels of expertiseen
dc.subjectDeliberationen
dc.titleCategorias psicossensoriais da prática pianística em diferentes níveis de expertise : perspectivas de deliberaçãopt_BR
dc.title.alternativePsychosensorial categories of piano practice at different levels of expertise : deliberative perspectivesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114980pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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