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Categorias psicossensoriais da prática pianística em diferentes níveis de expertise : perspectivas de deliberação
dc.contributor.author | Mantovani, Michele Rosita | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Regina Antunes Teixeira dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-06-13T03:28:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-7412 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259017 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem por objetivo caracterizar tipologias essenciais do fenômeno da prática pianística baseadas nos procedimentos adotados por quatro pianistas em diferentes níveis acadêmicos (extensão, graduação, pós-graduação e profissional), tendo em vista as perspectivas de deliberação. A metodologia, de cunho fenomenológico, compreendeu a gravação em áudio e vídeo de uma sessão de prática de duas peças do repertório de cada participante e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados sob uma perspectiva qualitativa e quantitativa, resultando em nove Categorias Psicossensoriais (assim denominadas por englobarem aspectos de natureza psicológica e sensorial da prática), das quais seis delas são aqui discutidas em termos de procedimentos e eficácia. Os resultados indicam que as perspectivas de deliberação ocorrem pela forma com que essas categorias são estruturadas e frequentemente empregadas em função da expertise: níveis mais elementares demonstraram procedimentos recorrentes, menos variados e com alguma estruturação em desenvolvimento, ao passo que tal estruturação e variedade mostraram-se sistematizadas e distribuídas regularmente à medida que a expertise aumentava. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aims to characterize essential typologies of the phenomenon of piano practice based on the procedures adopted by four pianists of different levels (an university extension student, an undergraduate student, a graduate student and a professional) in view of the perspectives of deliberation. The method, which is phenomenological in nature, encompasses an audio and video recording of a practice session of two pieces from the repertoire of each participant and a semi-structured interview. Data were analyzed from a qualitative and quantitative perspective resulting in nine Psychosensorial Categories (so-called since they encompass psychological and sensorial aspects of the practice), six of which being discussed here in terms of procedures and efficacy. The results indicate that the perspectives of deliberation occur because of the way in which these categories are organized and often employed as a function of expertise: more elementary levels demonstrated procedures that were recurrent, less varied and with some organization under development, while organization and variety were shown to be more systematized and normally distributed as the level of expertise increased. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Opus : Revista da Associacao Nacional de Pesquisa e Pos-Graduacao em Musica. Porto Alegre. Vol. 24, n. 3 (set./dez. 2018), p. 26-54 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Piano practice | en |
dc.subject | Piano | pt_BR |
dc.subject | Prática musical | pt_BR |
dc.subject | Psychosensorial categories | en |
dc.subject | Níveis de expertise | pt_BR |
dc.subject | Levels of expertise | en |
dc.subject | Deliberation | en |
dc.title | Categorias psicossensoriais da prática pianística em diferentes níveis de expertise : perspectivas de deliberação | pt_BR |
dc.title.alternative | Psychosensorial categories of piano practice at different levels of expertise : deliberative perspectives | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001114980 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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