Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorAlves, Marianapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-13T03:27:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258975pt_BR
dc.description.abstractO Relato de Prática (RP) é um gênero do discurso escrito por professores com o objetivo de compartilhar experiências vividas em sala de aula com colegas e, desse modo, estimular a troca de ideias e conhecimentos sobre a prática pedagógica. Entendendo que o RP é uma reflexão sobre a prática e que essas reflexões podem contribuir para a formação docente, este trabalho propõe-se a fazer uma análise exploratória do gênero RP para responder a pergunta: o RP articula uma reflexão sobre a prática? Se sim, de que maneira apresenta essa reflexão na estrutura retórica do texto? A fim de realizar tal investigação, a metodologia desenvolvida consistiu de quatro etapas: (i) levantamento de características esperadas do RP a partir da literatura na área — Schlatter e Oliveira (2019), Schlatter; Garcez (2017), Zelmanovits (2010); (ii) exploração inicial de RPs autênticos em duas revistas e seleção dos textos que vieram a compor o corpus: oito relatos publicados na revista Relatos Escolares; (iii) análise dos RPs para identificar o questionamento levantado e a reflexão proposta — "o que você quer contar a colegas a partir do que você vivenciou; o questionamento e a reflexão que isso provoca" (SCHLATTER; GARCEZ, 2022) —, e a contextualização do que é relatado; e (iv) análise da estrutura retórica dos RP. Os resultados mostram que os textos do corpus articulam uma reflexão — aqui entendida como um deslocamento do professor-autor em relação ao questionamento proposto (GUEDES, 2002). Os textos estão estruturados em (i) introdução: a contextualização do questionamento; (ii) objetivos do projeto; (iii) metodologias: o detalhamento de materiais e/ou instrumentos desenvolvidos e a descrição de aulas e atividades realizadas e mostras dos participantes, o que confere concretude aos relatos (GUEDES, 2002); (iv) resultados e conclusões, seções nas quais são articuladas as reflexões, que apresentam avaliações dos professores-autores-formadores em relação às práticas realizadas. Considerando o propósito e a interlocução do gênero aqui descritos, o RP é um registro de experiências singulares e uma reflexão sobre a reflexão na ação (SCHÖN, 1983, 1992) com grande potencial para a formação inicial e continuada de professores.pt_BR
dc.description.abstractThe Teaching Report (TR) is a discourse genre written by teachers with the aim of sharing classroom experiences with their peers, therefore stimulating the exchange of ideas and knowledge about pedagogical practices. Understanding TRs as reflections about the practice and that these may contribute to teacher education, the exploratory analysis in this paper has the purpose of answering the question: do TRs articulate a reflection about the practice? If so, how is this reflection shown in the rhetorical structure of the text? In order to develop this investigation, the methodology adopted was divided in four parts: (i) a synthesis of the expected characteristics of the TRs based on the literature on the topic — Schlatter e Oliveira (2019), Schlatter; Garcez (2017), Zelmanovits (2010); (ii) the initial exploring of authentic TRs in two journals and the selection of the texts to compose the corpus: eight texts published in the journal Relatos Escolares; (iii) analysis of the TRs in order to identify the question raised and the reflection proposed — "what do you want to tell your peers based on what you experienced?; the question and reflection it provokes" (SCHLATTER; GARCEZ, 2022) — and the contextualization of the practice reported; and (iv) the analysis of the rhetorical structure of the TRs. The results show that the texts in the corpus articulate a reflection, which is understood as a teacher-author’s movement from the initial question proposed (GUEDES, 2002). The texts are structured in (i) introduction: the contextualization of the question; (ii) objectives of the project; (iii) methodology: the detailing of the materials and/or tools developed and the description of the classes and the activities, as well as the presentation of a sample of the participants’ work, which provide concreteness to the reports (GUEDES, 2002); (iv) results and conclusions, sections in which reflections are articulated in the form of evaluations the teacher-author-educator makes in relation to the practices developed. Considering the purpose and the interlocution of the genre described in this paper, the TR is a record of singular experiences and a reflection on reflection in action (SCHÖN, 1983, 1992), with great potential for undergraduate and in service teacher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching reporten
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectReflective practiceen
dc.titleAssumir-se professor-autor-formador : a reflexão no gênero relato de práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163653pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples