Uma análise das fugas para piano de Bruno Kiefer: padrões estilísticos na sua escrita contrapontística
Visualizar/abrir
Data
2005Tipo
Outro título
An Analysis of Bruno's piano fugues Kiefer: stylistic patterns in his writting counterpointistics
Assunto
Resumo
Este trabalho oferece um estudo dos padrões estilísticos definidos através da análise dos processos contrapontísticos encontrados no terceiro movimento da Sonata I, Fuga e Toccata e do movimento final de Duas peças Sérias da obra para piano de Bruno Kiefer. Considerando a diversidade de possibilidades estéticas na música do século XX, e os aspectos tradicionais da escrita fugal, faz-se mister investigar como Kiefer tratou uma técnica composicional consagrada, preservando de modo singular e cons ...
Este trabalho oferece um estudo dos padrões estilísticos definidos através da análise dos processos contrapontísticos encontrados no terceiro movimento da Sonata I, Fuga e Toccata e do movimento final de Duas peças Sérias da obra para piano de Bruno Kiefer. Considerando a diversidade de possibilidades estéticas na música do século XX, e os aspectos tradicionais da escrita fugal, faz-se mister investigar como Kiefer tratou uma técnica composicional consagrada, preservando de modo singular e consistente o estilo inovador sempre atribuído às suas obras ...
Abstract
This study offers a view of the stylistic patterns defined by the analysis of the contrapuntal processes used in the third movement of Sonata I, Fuga e Toccata, and the final movement of Duas peças sérias [Two serious pieces], from the piano works of Bruno Kiefer. Considering the diversity of aesthetic possibilities in twentieth-century music, and the traditional aspects of fugal writing, it is appropriate to investigate how Kiefer dealt with such a technique, preserving an innovating style in ...
This study offers a view of the stylistic patterns defined by the analysis of the contrapuntal processes used in the third movement of Sonata I, Fuga e Toccata, and the final movement of Duas peças sérias [Two serious pieces], from the piano works of Bruno Kiefer. Considering the diversity of aesthetic possibilities in twentieth-century music, and the traditional aspects of fugal writing, it is appropriate to investigate how Kiefer dealt with such a technique, preserving an innovating style in a consistent manner, which has always been attributed to his music ...
Contido em
Opus : revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Vol. 11, n.11 (2005); p. 35-57
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Linguística, Letras e Artes (2737)
Este item está licenciado na Creative Commons License