"A gente faz de tudo pra dar o melhor pra ele" : Reciprocidade, redes de apoio e percurso escolar na periferia de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da ...
O presente artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada para fins de obtenção do título de licenciado em Ciências Sociais. O tema escolhido possui relação direta com a trajetória pessoal e profissional do autor e ficou conhecido na literatura especializada como "relação família-escola". Através de pesquisa de campo, em que foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feito a observação do contexto em que elas eram realizadas, buscou-se seguir as pistas que uma família da periferia da cidade de Porto Alegre deixa ao ser observada e ouvida, para então falar sobre como encaram a escolaridade de um de seus filhos e como se organizam em função disso. Tratou-se de, em um contexto urbano periférico, constatar modos concretos de funcionamento e de arranjos familiares e suas relações com a vida escolar de seus filhos. Das referências teórico-metodológicas utilizadas, destaca-se as reflexões e contribuições de autores como Bernard Lahire, Écio Portes e Nadir Zago, como centrais para a articulação entre os dados construídos em campo e sua análise. Das categorias utilizadas, "relações de interdependência", "circunstâncias atuantes" e "configurações familiares" contribuíram para que as informações obtidas fizessem sentido ante o objetivo estipulado. Dessa maneira, foi possível, ainda que em seus primeiros contornos, reconstruir as relações de interdependência do nosso interlocutor e verificar os elementos de maior influência em sua trajetória escolar, descrevendo, assim, sua configuração familiar específica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Sociais (762)
Este item está licenciado na Creative Commons License