Boas práticas para submissão de recursos educacionais em repositórios
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho se propõe a investigar boas práticas para a submissão e o autoarquivamento de recursos educacionais em repositórios digitais, de modo a incentivar a implementação de uma política institucional para o acervo da Comunidade de Recursos Educacionais do Lume, o Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recursos educacionais são materiais voltados ao ensino, aprendizagem e pesquisa, produzidos em diferentes suportes e formatos. Tais recursos são depositados nos r ...
Este trabalho se propõe a investigar boas práticas para a submissão e o autoarquivamento de recursos educacionais em repositórios digitais, de modo a incentivar a implementação de uma política institucional para o acervo da Comunidade de Recursos Educacionais do Lume, o Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recursos educacionais são materiais voltados ao ensino, aprendizagem e pesquisa, produzidos em diferentes suportes e formatos. Tais recursos são depositados nos repositórios digitais através de autoarquivamento, que pode ser feito pelo próprio autor ou pessoa autorizada. Políticas são ações estratégicas coordenadas, concebidas para atingir metas ou objetivos específicos de uma coletividade, enquanto boas práticas são o conjunto de técnicas ou procedimentos identificados como os mais adequados para a realização de determinada tarefa. Com relação à metodologia empregada, trata-se de um estudo qualitativo, de natureza aplicada e com análise exploratório-descritiva. O procedimento adotado foi o estudo de caso. A elaboração da pesquisa compreendeu cinco etapas. Na primeira, efetuou-se um diagnóstico da situação encontrada na UFRGS, referente aos procedimentos de submissão e autoarquivamento dos recursos educacionais no Lume. Na segunda etapa, realizou-se seleção de repositórios que pudessem ser avaliados quanto à adoção de boas práticas na avaliação dos objetos em tela. A terceira etapa compreendeu pesquisa documental nos repositórios selecionados, enquanto a quarta etapa analisou os dados obtidos na etapa anterior. Com isso, foi possível compor um conjunto de boas práticas com aplicação possível não só ao contexto da UFRGS, mas também ao de outras instituições. Por fim, a última etapa do método recomendou a criação de uma política institucional para o acervo da Comunidade de Recursos Educacionais do Repositório Lume. Conclui-se que a elaboração de normativas para o acervo é fundamental, proporcionará a melhoria dos fluxos e procedimentos adotados, promovendo assim o compartilhamento, uso e reúso dos recursos educacionais disponibilizados. ...
Abstract
This paper aims to investigate good practices for submission and self-archiving of educational resources in digital repositories in order to encourage the implementation of an institutional policy for the collection of Lume's Educational Resources Community, the Digital Repository of the Federal University of Rio Grande do Sul. Educational resources are materials aimed at teaching, learning and research, produced in different media and formats. They are deposited in digital repositories through ...
This paper aims to investigate good practices for submission and self-archiving of educational resources in digital repositories in order to encourage the implementation of an institutional policy for the collection of Lume's Educational Resources Community, the Digital Repository of the Federal University of Rio Grande do Sul. Educational resources are materials aimed at teaching, learning and research, produced in different media and formats. They are deposited in digital repositories through self-archiving, a procedure that can be performed by the author or an authorized person. Policies are coordinated strategic actions designed to achieve specific goals or objectives of a collectivity, while good practices are the set of techniques or procedures identified as most appropriate for performing a given task. Regarding the methodology used, this is a qualitative study, of an applied nature, with exploratory-descriptive analysis. The procedure adopted was the case study. The research comprised five stages. In the first stage, a diagnosis of the situation found at UFRGS was made regarding the submission and self-archiving procedures of educational resources at Lume. In the second stage, a selection of repositories that could be evaluated for the adoption of good practices in the evaluation of the objects on screen was carried out. The third step comprised documentary research in the selected repositories, while the fourth step analyzed the data obtained in the previous step. With this, it was possible to compose a set of good practices with possible application not only to the UFRGS context, but also to other institutions. Finally, based on the data obtained, it was recommended the creation of an institutional policy for the collection of the Educational Resources Community of Lume. It is concluded that the development of norms for the collection is essential, it will provide the improvement of flows and procedures adopted, thus promoting the sharing, use and reuse of educational resources made available. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Coleções
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TCC Arquivologia (194)
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