Prenúncios da competência em informação nos primeiros cursos de Biblioteconomia no Brasil
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informaçã ...
Este trabalho tem o objetivo de identificar prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia entre meados de 1915 a 1970 no Brasil, mesmo antes de o conceito ter sido criado e consolidado. O referencial teórico é apurado a partir das bibliografias históricas do curso, que descrevem as primeiras escolas de Biblioteconomia no Brasil, com ênfase nos cursos estabelecidos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também são utilizadas as bibliografias que abordam Competência em Informação no contexto da Biblioteconomia para relacionar os assuntos. A análise de conteúdo tem abordagem qualitativa, onde se procurou apresentar quais são prenúncios da Competência em Informação no ensino da Biblioteconomia, em um período que contempla a fase de desenvolvimento da área no Brasil. Assim, se observou que dentre as disciplinas ensinadas nesse período, se encontram traços de características da Competência em Informação, como aspectos técnicos e sociais. A partir de inferências sobre esses traços, se concluiu que a presença dessas disciplinas no ensino conferem como prenúncios da Competência em Informação. Justifica-se essa pesquisa como incentivo à reflexão e produção de conteúdo sobre o que contribuiu na história da Biblioteconomia para construção do conceito de Competência em Informação. ...
Abstract
This reserch aims to identify signs of Information Literacy in the teaching of Librarianship between mid-1915 and 1970 in Brazil, even before the concept was created and consolidated. The theoretical framework is determined from the course's historical bibliographies, which describe the first Librarianship schools in Brazil, with emphasis on courses established in Rio de Janeiro and São Paulo. Bibliographies that address Information Literacy in the context of Librarianship are also used to rela ...
This reserch aims to identify signs of Information Literacy in the teaching of Librarianship between mid-1915 and 1970 in Brazil, even before the concept was created and consolidated. The theoretical framework is determined from the course's historical bibliographies, which describe the first Librarianship schools in Brazil, with emphasis on courses established in Rio de Janeiro and São Paulo. Bibliographies that address Information Literacy in the context of Librarianship are also used to relate the subjects. The content analysis has a qualitative approach, where an attempt was made to present what are the foreshadowings of Information Competence in the teaching of Library Science, in a period that includes the development phase of the area in Brazil. Thus, it was observed that among the disciplines taught during this period, there are traits of characteristics of Information Literacy, such as technical and social aspects. Based on inferences about these traits, it was concluded that the presence of these disciplines in teaching is a harbinger of Information Literacy. This research is justified as an incentive to reflect and produce content about what contributed in the history of Librarianship to the construction of the concept of Information Competence. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (811)
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