Chatbot : uso em bibliotecas comunitárias
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Com o constante aumento da interação entre usuários e as plataformas digitais surge à necessidade de se ter soluções cada vez mais sofisticadas de diminuição de custos e que supram as demandas crescentes pelo atendimento ao usuário, consideradas de extrema importância nas bibliotecas. Entre essas possíveis soluções, existem os programas chamados Chatbot, que, de certa forma, propõem a resolver essas necessidades. Há diversas ferramentas de Chatbot com opções gratuitas, pagas e híbridas, e qualq ...
Com o constante aumento da interação entre usuários e as plataformas digitais surge à necessidade de se ter soluções cada vez mais sofisticadas de diminuição de custos e que supram as demandas crescentes pelo atendimento ao usuário, consideradas de extrema importância nas bibliotecas. Entre essas possíveis soluções, existem os programas chamados Chatbot, que, de certa forma, propõem a resolver essas necessidades. Há diversas ferramentas de Chatbot com opções gratuitas, pagas e híbridas, e qualquer uma pode ser utilizada para atender a necessidade de otimizar as interações entre usuário e biblioteca, mas é preciso saber escolher a correta, pois, por trás das ferramentas estão os bots, as diferentes tecnologias e as definições utilizadas para o desenvolvimento da mesma. Sendo assim, o principal objetivo do trabalho é analisar as possibilidades de interação entre o usuário e os catálogos de bibliotecas comunitárias por meio da implantação de um software do tipo Chatbot que permitisse ao usuário, entre outras coisas, localizar e avaliar uma obra literária, realizar pesquisas referentes ao assunto que procura e fazer outras interações com a biblioteca, como deixar seu comentário sobre a obra e avaliar o atendimento recebido. Por fim, pode-se concluir que é possível a utilização das ferramentas de Chatbot nas bibliotecas comunitárias, desde que sua implantação seja bem planejada e que esteja em constante avaliação e atualização não apenas do seu sistema, mas das suas bases de dados, pois funcionaria ligada ao acervo de todas as bibliotecas comunitárias de Porto Alegre. ...
Abstract
With the constant increase in interaction between users and digital platforms, there is a need to have increasingly sophisticated cost reduction solutions that meet the growing demands for user service, considered extremely important in libraries. Among these possible solutions, there are programs called Chatbot, which, in a way, propose to solve these needs. There are several Chatbot tools with free, paid and hybrid options, and any one can be used to meet the need to optimize interactions bet ...
With the constant increase in interaction between users and digital platforms, there is a need to have increasingly sophisticated cost reduction solutions that meet the growing demands for user service, considered extremely important in libraries. Among these possible solutions, there are programs called Chatbot, which, in a way, propose to solve these needs. There are several Chatbot tools with free, paid and hybrid options, and any one can be used to meet the need to optimize interactions between user and library, but it is necessary to know how to choose the right one, because behind the tools are the bots, the different technologies and the definitions used for its development. Therefore, the main objective of this work is to analyze the possibilities of interaction between the user and the catalogs of community libraries through the implementation of a Chatbot type software that would allow the user, among other things, to locate and evaluate a literary work, carry out research related to the subject you are looking for and make other interactions with the library, such as leaving your comment on the work and evaluating the service received. Finally, it can be concluded that it is possible to use Chatbot tools in community libraries, provided that their implementation is well planned and that they are constantly evaluating and updating not only their system, but their databases, as it would work linked to the collection of all community libraries in Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License