Ciberexposições curriculares : as estratégias comunicacionais da exposição Emaranhado (2021)
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho se propõe a mapear as ciberexposições curriculares produzidas pelos cursos de Museologia no Brasil durante a pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e analisar as estratégias comunicacionais da ciberexposição curricular "EMARANHADO: reflexões sobre a cibercultura", realizada em 2021 pelo Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio de uma avaliação somativa no formato proposto por Marília Xavier Cury (2005), investigando a presença ...
Este trabalho se propõe a mapear as ciberexposições curriculares produzidas pelos cursos de Museologia no Brasil durante a pandemia da Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021, e analisar as estratégias comunicacionais da ciberexposição curricular "EMARANHADO: reflexões sobre a cibercultura", realizada em 2021 pelo Curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por meio de uma avaliação somativa no formato proposto por Marília Xavier Cury (2005), investigando a presença da exposição EMARANHADO nas redes sociais e suas métricas de visitação. A pesquisa visa contribuir para o registro das atividades de exposição curricular, sobretudo os exercícios desenvolvidos no ciberespaço, tendo como fonte primária o Relatório Final da exposição analisada e os registros digitais das ciberexposições curriculares realizadas no Brasil dentro do recorte temporal proposto. A partir da revisão bibliográfica, o trabalho visa apresentar conceitos de exposição curricular, ciberexposição, comunicação e avaliação museológica aplicados à exercícios digitais de exposição museológica. Com base nos conceitos aplicados e da análise desenvolvida, conclui-se que plataformas e redes sociais, em especial Instagram, YouTube e TikTok apresentam possibilidades e potências para os campos da comunicação museal e de atividades educativo-culturais em exercícios de exposição museológica, além da proposta na continuidade de exercícios de cibermuseologia durante a graduação e a experimentação com a comunicação e avaliação museológica em formato online para o desenvolvimento de práticas avaliativas qualitativas no ciberespaço. ...
Abstract
This paper proposes to map the curricular cyberexhibitions produced by courses of Museology in Brazil during the Covid-19 pandemic, between the years 2020 and 2021, and analyze the communicational strategies of the curricular cyberexhibition "EMARANHADO: reflexões sobre a cibercultura", held in 2021 by the Museology Course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) through a summative evaluation in the format proposed by Marilia Xavier Cury (2005), investigating the presence of the ...
This paper proposes to map the curricular cyberexhibitions produced by courses of Museology in Brazil during the Covid-19 pandemic, between the years 2020 and 2021, and analyze the communicational strategies of the curricular cyberexhibition "EMARANHADO: reflexões sobre a cibercultura", held in 2021 by the Museology Course of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) through a summative evaluation in the format proposed by Marilia Xavier Cury (2005), investigating the presence of the EMARANHADO exhibition in social networks and its visitation metrics. The research aims to contribute to the record of curricular exhibition activities, especially the exercises developed in cyberspace, having as primary source the Final Report of the exhibition and the digital records of curricular cyberexhibitions held in Brazil within the proposed time frame. From the bibliographic review, the work aims to present concepts of curricular exhibition, cyber exhibition, communication and museological evaluation applied to digital exercises of museological exhibition. Based on the concepts applied and the analysis developed, it is concluded that platforms and social networks, especially Instagram, YouTube and TikTok present possibilities and potentials for the fields of museum communication and educational-cultural activities in museum exhibition exercises, in addition to the proposal in the continuity of cybermuseology exercises during graduation and experimentation with museological communication and evaluation in online format for the development of qualitative evaluative practices in cyberspace. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
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TCC Museologia (153)
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