Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorTesser, Milena Albaruspt_BR
dc.date.accessioned2023-06-10T03:33:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258874pt_BR
dc.description.abstractTikTok é uma plataforma que ganhou popularidade e chamou a atenção de todos por seu conteúdo criativo e engajante. Marcas são instigadas a participarem e se mostrarem visíveis ao público usuário dessa rede social. Dessa forma, este trabalho possui como objetivo principal identificar e mapear o potencial publicitário da plataforma, apontando suas características e diferenciais para a publicidade digital. Para trazer mais reflexões acerca desse potencial, também serão abordados os objetivos específicos de realizar uma aproximação entre redes sociais e publicidade em um contexto contemporâneo de plataformas digitais e, também, observar o impacto da instantaneidade, provocada pelas mudanças da pós-modernidade, na produção publicitária. Em busca de compreender e argumentar sobre esses objetivos, o trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica para trazer conceitos relevantes a esse estudo. Em um primeiro momento, os contextos de globalização e pós-modernidade são aprofundados por referências de autores como Canclini (2007), Hall (2006) e Harvey (2008), e, em seguida, é possível refletir sobre instantaneidade, com os conceitos de modernidade sólida e líquida por Bauman (2021a; 2021b). Os conceitos de interatividade são propostos por Primo (2000), assim como estratégias de marketing por Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017). Para encerrar a parte teórica, são trazidos entendimentos de redes sociais por Recuero (2009), bem como características da plataforma TikTok de uma forma geral, e por um viés publicitário. A partir de uma metodologia exploratória e qualitativa, a pesquisa se propõe a analisar 9 anúncios do TikTok com o intuito de exemplificar os argumentos e teorias sobre o potencial publicitário da plataforma. Para isso, foram utilizadas técnicas de análise de imagens em movimento (BAUER; GASKELL, 2017) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977; 2016). No final da pesquisa, chegouse à conclusão de que o TikTok inova em certos aspectos com seus recursos e maneiras de criação de conteúdo, assim como reproduz aspectos e funcionalidades presentes em plataformas concorrentes.pt_BR
dc.description.abstractTikTok is a platform that gained popularity and caught everyone's attention for its creative and engaging content. It encourages brands to participate in this social media and show themselves visible to the user public. Thus, this work has as main objective to identify and map the advertising potential of the platform, pointing out its characteristics and differentials for digital advertising. In order to bring more reflections about this potential, the specific objectives of bringing social media and advertising closer together in a contemporary context of digital platforms will be addressed, and also observe the impact of immediacy, caused by changes in postmodernity, in production advertising. Seeking to understand and argue about these objectives, the work presents a bibliographical research to bring relevant concepts to this study. At first, the contexts of globalization and postmodernity are deepened by references by authors such as Canclini (2007), Hall (2006) and Harvey (2008), and then it is possible to reflect on instantaneity, with the concepts of solid and liquid modernity by Bauman (2021a; 2021b). Interactivity concepts are proposed by Primo (2000), as well as marketing strategies by Kotler, Kartajaya and Setiawan (2017). To close the theoretical part, understandings of social networks by Recuero (2009) are brought, as well as characteristics of the TikTok platform in general, and by an advertising bias. Based on an exploratory and qualitative methodology, the research proposes to analyze 9 TikTok ads to exemplify the arguments and theories about the platform's advertising potential. For this, moving image analysis techniques (BAUER; GASKELL, 2017) and content analysis (BARDIN, 1977; 2016) were used. At the end of the research, it was concluded that TikTok innovates in certain aspects with its resources and ways of creating content, as well as reproduces aspects and functionalities present in competing platforms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectTikToken
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectAdvertising potencialen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectImmediacyen
dc.titleTikTok o aplicativo do momento : uma análise de seu potencial publicitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001170829pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples