Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDutra, Camila Costapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Laryssa Lange dopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-08T03:33:18Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258813pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de produto é o processo de criação de um novo produto ou a melhoria de tecnologias e características em um produto já existente, de forma a ir ao encontro da necessidade de um cliente e à demanda do mercado. Esse processo envolve uma série de etapas, como a geração de ideia, pesquisa e desenvolvimento, prototipagem, teste, produção e comercialização. Além disso, deve englobar todo o ciclo de vida do produto pós-lançamento, até a sua descontinuidade no mercado. Ser bem executado é crucial para o sucesso de uma empresa, pois permite que a organização inove, atenda às necessidades do cliente e fique à frente da concorrência. Para que o processo de desenvolvimento de produto (PDP) ocorra existem muitos pontos que devem devem ser observados. Um aspecto importante, por exemplo, é a colaboração constante entre várias equipes, que vão atuar de forma paralela e ao longo das etapas, necessitando das entradas e saídas uns dos outros. Por isso, é de extrema relevância que exista uma gestão do processo eficiente e que seja capaz de padronizar as atividades, fomentar a melhoria contínua, e minimizar os problemas característicos desse processo. Nesse trabalho a disciplina gerencial BPM (Business Process Management) e a análise do processo com SVM (Support Vector Machine) foram utilizadas em conjunto como solução para a otimização desse processo em uma empresa de produtos eletrônicos e sensores industriais.pt_BR
dc.description.abstractProduct development is the process of creating a new product or improving technologies and features in an existing product in order to meet a customer’s need and market demand. This process involves a series of steps, such as idea generation, research and development, prototyping, testing, production, and commercialization. In addition, it must encompass entire post-launch product life cycle, right through to its discontinuation in the marketplace. Its proper execution is crucial to success of a company, because it allows organization to innovate, meet customer needs, and stay ahead of competition. For the product development process (PDP) to occur, there are many points that must be observed. An important aspect, for example, is constant collaboration between several teams, which will act in parallel and throughout the stages, requiring each other’s inputs and outputs. Therefore, it is extremely important that there is an efficient process management that is capable of standardizing activities, fostering continuous improvement, and minimizing problems characteristic of this process. In this work, the management discipline BPM (Business Process Management) and the analysis of the process with SVM (Support Vector Machine) was used together as a solution for the optimization of this process in a company of electronic products and industrial sensors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduct developmenten
dc.subjectDesenvolvimento de produtopt_BR
dc.subjectProcessos de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness processen
dc.subjectBPMen
dc.subjectAnálise de processopt_BR
dc.subjectSVMen
dc.titleMapeamento e análise do processo de desenvolvimento de produtos em uma empresa de produtos eletrônicos industriaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169181pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Físicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples