Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorBorowski, Eduardo Batista Vonpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-31T03:26:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258709pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como temática de investigação a Educação Física (EFI) como componente curricular no Ensino Médio Integrado (EMI) e busca, através de uma minga epistêmica pautada nas epistemologias do Sul, compreender a constituição do projeto educativo da Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. O problema de pesquisa que sintetiza a inquietação em relação a constituição de uma Educação Física escolar alicerçada nos princípios do Ensino Médio Integrado tal como descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio é suleado pela pergunta: Como a Educação Física escolar vem sendo construída no Ensino Médio Integrado de dois campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina? Ancorados na perspectiva das epistemologias do Sul e da pedagogia crítica Freiriana, assumimos uma minga epistêmica composta por revisão bibliográfica, análise documental e as oficinas artesanais do Sul como procedimentos metodológicos para alcançar os objetivos propostos. Evidenciamos ausências produzidas pela dualidade estrutural na formação profissional em relação a dimensão da cultura corporal e explicitada com o componente curricular Educação Física que, cotejadas pelo projeto de Ensino Médio Integrado e sustentada em seus princípios, evidencia a emergência de uma Educação Física sustentada em uma práxis pedagógica problematizadora das realidades e que trata de um conhecimento da cultura corporal potencialmente crítico com vistas a humanização. Compreendemos que a Educação Física escolar no Ensino Médio Integrado dos dois campi investigados vem sendo construída de forma crítica e reflexiva; enfrenta a fragmentação do conhecimento da cultura corporal e os aspectos tradicionais em relação aos seu procedimentos metodológicos vinculados com a lógica da educação bancária; partem de uma ecologia de saberes que emergem da prática social dos estudantes, tendo na pesquisa como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo eixos estruturantes para a efetivação dos princípios do Ensino Médio Integrado.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has as its research theme Physical Education (EFI) as a curricular component in Integrated Secondary Technical School (EMI) and seeks, through an epistemic minga based on the epistemologies of the South, to understand the constitution of the educational project of school Physical Education in Integrated Secondary Technical School of two Campi of a Federal Institute of Education, Science and Technology. The research problem that synthesizes the concern regarding the constitution of a school Physical Education based on the principles of Integrated High School as described in the National Curriculum Guidelines for High School Technical Professional Education is sulted by the question: How does school Physical Education comes being built in the Integrated Secondary Technical School of two Campi of a Federal Institute of Education, Science, and Technology? Anchored in the perspective of Southern epistemologies and Freirian critical pedagogy, we assume an epistemic minga composed of: review of literature, document analysis, and craft workshops in the South, as methodological procedures to achieve the proposed objectives. We evidenced absences produced by the structural duality in professional training about the dimension of body culture and explained with the Physical Education curricular component. So that, collated by the Integrated Secondary Technical School project and supported by its principles, we can evidence the emergence of a Physical Education supported by a pedagogical praxis that problematizes realities and deals with potentially critical knowledge of body culture with a view to humanization. We understand that Physical Education in Integrated Secondary Technical School in the two Campi investigated has been built critically and reflectively, facing the fragmentation of knowledge of body culture and traditional aspects about the methodological procedures of Physical Education linked to the logic of banking model of education, from an ecology of knowledge that emerges from the social practice of students, having a research as a pedagogical principle and works as an educational principle structuring axes for the realization of the principles of Integrated Secondary Technical School.en
dc.description.abstractEsta tesis tiene como tema de investigación la Educación Física (EFI) como componente curricular en el Bachillerato Integrado (EMI) y busca, a través de una cooperación epistémica basada en las epistemologías del Sur, comprender la constitución del proyecto educativo de Educación Física escolar en el Bachillerato Integrado de dos Campus de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología. El problema de investigación que sintetiza la preocupación con relación a la constitución de una Educación Física escolar, basada en los principios de la Escuela Secundaria Integrada, tal como se describe en los Guías Curriculares Nacionales para la Educación Técnica Profesional Profesional de la Escuela Secundaria, está planteado por la pregunta: ¿Cómo se construye en la Escuela Secundaria Integrada la Educación Física Escolar en dos Campi de un Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología? Sostenidos en la perspectiva de las epistemologías sureñas y la pedagogía crítica freiriana, asumimos una cooperación epistémica compuesta por: revisión bibliográfica, análisis documental y talleres artesanales en el Sur, como procedimientos metodológicos para lograr los objetivos propuestos. Se evidenciaron ausencias producidas por la dualidad estructural en la formación profesional con relación a la dimensión de cultura corporal, explicadas con el componente curricular de Educación Física. De modo que, cotejado por el proyecto Bachillerato Integrado y sustentado en sus principios, podamos evidenciar el surgimiento de una Educación Física sustentada en una praxis pedagógica que problematiza realidades y aborda un conocimiento potencialmente crítico de la cultura corporal con miras a la humanización. Entendemos que la Educación Física en Bachillerato Integrada en los dos Campi investigados se ha construido de manera crítica y reflexiva, enfrentando la fragmentación del conocimiento de la cultura corporal y los aspectos tradicionales en relación a los procedimientos metodológicos de la Educación Física vinculados a la lógica de la educación bancaria, desde una ecología del conocimiento que surge de la práctica social de los estudiantes, teniendo la investigación como principio pedagógico y el trabajo como principio educativo ejes estructurantes para la realización de los principios del Bachillerato Integrado.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducación Física Escolares
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEscuela secundaria integradaes
dc.subjectEpistemologías del Sures
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Educaciónes
dc.subjectCiência e tecnologiapt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectIntegrated Secondary Technical Schoolen
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectSouthern epistemologiesen
dc.subjectCritical Pedagogyen
dc.subjectFederal Institute of Educationen
dc.subjectScience and technologyen
dc.titleA educação física escolar no ensino médio integrado : reflexões de uma minga epistêmica em processopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001169474pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples