Mapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuais
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visual ...
A presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa. ...
Abstract
This essay is based on the analyses of teacher’s developments in the art field. Starting from the poetics, and permeated by the involvement inside the graduation in visual arts, this essay intends to establish a conversation between artistic, pedagogical and investigative practices. Originating from excerpts of experiences in multiple formats, and in tandem with provoking authors such as Paul Valéry (1999) and Fernando Hernández (2018), there is a consideration about the construction of schooli ...
This essay is based on the analyses of teacher’s developments in the art field. Starting from the poetics, and permeated by the involvement inside the graduation in visual arts, this essay intends to establish a conversation between artistic, pedagogical and investigative practices. Originating from excerpts of experiences in multiple formats, and in tandem with provoking authors such as Paul Valéry (1999) and Fernando Hernández (2018), there is a consideration about the construction of schooling coming from poetics and visuality. This essay is focused on a change of perspective in education, evoked by Tim Ingold (2015), where the concept of knowledge induction is confronted by the comprehension of the teacher as the one who leads the students to the outside, puting education in movement. Therefore, dialogues are established with the thought of artist and authors to signify this change, such as Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) and bell hooks (1999, 2017). Engaging this assembly of artist and researchers of education, this essay also tries to soften the edges among art, teaching and research. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License