Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Aline Nunes dapt_BR
dc.contributor.authorCitadella, Pedro Dalla Rosapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T03:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258705pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa é baseada no pensar sobre a formação de professores em artes visuais. A partir das poéticas e permeado pelas vivências dentro do curso de licenciatura em artes visuais, o trabalho busca estabelecer uma conversa entre práticas artísticas, pedagógicas e investigativas. Unindo recortes de experiências em múltiplos formatos a autores disparadores como Paul Valéry (2000) e Fernando Hernández (2000, 2007), busco refletir como se constrói uma docência partindo das poéticas e visualidades. Acrescento que esse trabalho de conclusão é centrado numa mudança de perspectiva da educação, aqui suscitada por Tim Ingold (2015), em que a ideia de indução do conhecimento é confrontada com a compreensão do professor como aquele que conduz os estudantes para o lado de fora, colocando a docência em movimento. Sendo assim, estabeleço diálogos com o pensamento de artistas e autores para evidenciar essa mudança, como Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) e bell hooks (1999, 2017). Tramando esse encontro entre artistas e pesquisadores da educação, busco também borrar as fronteiras entre arte, docência e pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis essay is based on the analyses of teacher’s developments in the art field. Starting from the poetics, and permeated by the involvement inside the graduation in visual arts, this essay intends to establish a conversation between artistic, pedagogical and investigative practices. Originating from excerpts of experiences in multiple formats, and in tandem with provoking authors such as Paul Valéry (1999) and Fernando Hernández (2018), there is a consideration about the construction of schooling coming from poetics and visuality. This essay is focused on a change of perspective in education, evoked by Tim Ingold (2015), where the concept of knowledge induction is confronted by the comprehension of the teacher as the one who leads the students to the outside, puting education in movement. Therefore, dialogues are established with the thought of artist and authors to signify this change, such as Yayoi Kussama, Valeriano López, Dione Veiga Vieira, Rita Irwin (2004) and bell hooks (1999, 2017). Engaging this assembly of artist and researchers of education, this essay also tries to soften the edges among art, teaching and research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVisual arts educationen
dc.subjectArtes visuais : Ensinopt_BR
dc.subjectA/r/tographyen
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectA/r/tografiapt_BR
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectSupervised academic training programen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectCeramicen
dc.subjectCounter-ostracismen
dc.titleMapoteca de olhares e o caminho das ostras : estratégias pedagógicas em artes visuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMossi, Cristian Polettipt_BR
dc.contributor.advisor-coJunqueira, Lilian Mauspt_BR
dc.identifier.nrb001170041pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples