Um olhar sobre a dramaturgia e três propostas de direção de valsa nº 6
Fecha
2023Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O nosso objeto de estudo é a peça Valsa n° 6, de Nelson Rodrigues. Inicialmente, discorre-se acerca do contexto de criação da obra a partir da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, quando o teatro brasileiro passa por modificações estruturais, tanto no que diz respeito à dramaturgia quanto à interpretação e à direção. Investigam-se os elementos que influenciaram na construção do enredo de Valsa n° 6 e a sua primeira montagem. A seguir, examina-se a direção de três montagens da peça, inclu ...
O nosso objeto de estudo é a peça Valsa n° 6, de Nelson Rodrigues. Inicialmente, discorre-se acerca do contexto de criação da obra a partir da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, quando o teatro brasileiro passa por modificações estruturais, tanto no que diz respeito à dramaturgia quanto à interpretação e à direção. Investigam-se os elementos que influenciaram na construção do enredo de Valsa n° 6 e a sua primeira montagem. A seguir, examina-se a direção de três montagens da peça, incluindo a de estreia, em 1951. Utiliza-se como fonte de pesquisa obras a respeito do autor, da peça, e, no que se refere à direção, fontes que descrevem as montagens de 1951, de 2012 e de 2017. O propósito visa alcançar um conhecimento significativo da obra do dramaturgo Nelson Rodrigues e das propostas de montagem a que tivemos acesso. ...
Abstract
Our object of study is the piece Valsa n° 6, by Nelson Rodrigues. Initially, the context of creation of the work is discussed based on the play Vestido de Noiva, by Nelson Rodrigues, when Brazilian theater undergoes structural changes, both in terms of dramaturgy and interpretation and direction. The elements that influenced the construction of the plot of Waltz n° 6 and its first montage are investigated. Next, the direction of three stagings of the play is examined, including the premiere, in ...
Our object of study is the piece Valsa n° 6, by Nelson Rodrigues. Initially, the context of creation of the work is discussed based on the play Vestido de Noiva, by Nelson Rodrigues, when Brazilian theater undergoes structural changes, both in terms of dramaturgy and interpretation and direction. The elements that influenced the construction of the plot of Waltz n° 6 and its first montage are investigated. Next, the direction of three stagings of the play is examined, including the premiere, in 1951. As a source of research, works about the author, the play, and, with regard to the direction, sources that describe the stagings of 1951, 2012 and 2017. The purpose is to achieve a significant knowledge of the playwright Nelson Rodrigues' work and the staging proposals to which we had access. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Habilitação em Direção Teatral: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Teatro (243)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License