Análise da utilização da história da ciência nos trabalhos de conclusão do curso de licenciatura em química da UFRGS (2008 – 2021)
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Análise do uso da História da Ciência (HC) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Química da UFRGS publicados entre 2008 e 2021. Foram identificados e analisados Trabalhos teóricos e com propostas de Intervenções Pedagógicas. Constatou-se um número reduzido de publicações envolvendo a História da Ciência. A maioria destas utilizou a HC como meio de abordagem de conceitos científicos durante as aulas. Os Trabalhos apresentam sustentação na “Nova Historiografia da Ciência” ( ...
Análise do uso da História da Ciência (HC) nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Química da UFRGS publicados entre 2008 e 2021. Foram identificados e analisados Trabalhos teóricos e com propostas de Intervenções Pedagógicas. Constatou-se um número reduzido de publicações envolvendo a História da Ciência. A maioria destas utilizou a HC como meio de abordagem de conceitos científicos durante as aulas. Os Trabalhos apresentam sustentação na “Nova Historiografia da Ciência” (NHC), fundamentada em perspectivas não continuístas da HC e reforçam a importância de pautar-se nela para evitar visões distorcidas sobre o desenvolvimento científico; sobre as pessoas que fazem Ciência; sobre as influências sociais, políticas, econômicas e culturais as quais esse desenvolvimento é submetido; e sobre as relações entre Ciência e sociedade. Os autores dos TCC destacam os desafios de se ensinar a química contextualizada historicamente e as contribuições da utilização da HC como tema motivador, facilitador para a aprendizagem e importante na formação de concepções dos estudantes sobre a Ciência e os cientistas. Diante da relevância do uso da HC para o ensino e do baixo número de TCC que a utilizaram em suas abordagens, fica evidente a necessidade de fazer uma reflexão sobre o currículo da Licenciatura. Profissionais que necessitam embasamento teórico e contextualização didático-pedagógica que os possibilitem levar esta abordagem às salas de aula na Educação Básica. ...
Abstract
Analysis on the use of History of Science (HoS) in undergraduate theses from the Chemistry Teacher Treaning course, published between 2008 and 2021. Both theoretical and pedagogical interventional thesis were identified and analysed. A reduced number of publications regarding HoS was observed. Most of the articles applied it as an approach to teaching scientific concepts in class. The theses present a basis on the “New Historiograpy of Science’s” (NHoS) vision, sustained by the discontinuity pe ...
Analysis on the use of History of Science (HoS) in undergraduate theses from the Chemistry Teacher Treaning course, published between 2008 and 2021. Both theoretical and pedagogical interventional thesis were identified and analysed. A reduced number of publications regarding HoS was observed. Most of the articles applied it as an approach to teaching scientific concepts in class. The theses present a basis on the “New Historiograpy of Science’s” (NHoS) vision, sustained by the discontinuity perspective of HoS, and reinforce the importance of relying on it when approaching HoS, in order to avoid distorted visions upon the scientific development; upon the people in science; upon the social, political, economical and cultural influences on which that development is subjected to; and upon the relationship between Science and society. The authors of these undergraduate theses also highlight the hardships of teaching historically contextualized chemistry and the contributions of the use of HoS as an incentivizing subject, as well as a facilitator to the learning process and to the building of students’ concepts of Science and scientists. Facing the relevance of the use of HoS to teaching and the reduced number of undergraduate theses that used it as an approach, it is evident the need to ponder on the undergraduate’s teaching training course. It is fundamental they have a theoretical basis that enables this approach to reach the Basic Education’ classrooms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (614)
Este item está licenciado na Creative Commons License