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dc.contributor.advisorRey, Sandra Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorRiker, Gisele Nevespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-20T03:54:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258371pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa artística investiga os caminhos criativos realizados em matas na Região Amazônica. A pesquisa organiza-se através de um processo criativo original engendrado por um ciclo de ações e procedimentos operacionais que reverberam entre si. Andar e observar as entranhas da floresta desencadeia os “passeios coletores”, ação de coletar fotograficamente e criar um repositório de imagens, consideradas como matéria prima para a produção de novas imagens instauradas em experimentações através de edições em software. O conceito Amorzônia combina sentimentos: afeto e encanto pelo maior bioma do mundo; intenção e desejo de direcionar a energia da criação para louvar a floresta. Entrelaçado a estas questões estão o cultivo do pensamento indígena e o exercício de regressar, voltando aos arquivos dos passeios, repetindo elementos visuais nas edições e retornando ao ambiente natural vivenciado na infância para realizar coletas, estas ações estabelecem a metodologia da volta como dispositivo essencial no processo criativo. Partindo de reflexões pessoais através da memória, identidade, pesquisa, experiência na mata e questionamentos acerca da fotografia como meio, aponto dimensões do processo artístico que resultaram em 6 séries, totalizando 24 pinturas digitais.pt_BR
dc.description.abstractThis artistic research investigates the creative paths taken in forests in the Amazon region. The research is organized through an original creative process engendered by a cycle of actions and operational procedures that reverberate with each other. Walking and observing the bowels of the forest triggers “gathering walks”, the action of collecting photographs and creating a repository of images, considered as raw material for the production of new images introduced in experiments through software editions. The Amorzônia concept combines feelings: affection and enchantment for the largest biome in the world; intention and desire to direct the energy of creation to praise the forest. Intertwined with these issues are the cultivation of indigenous thought and the exercise of return, going back to the archives of the tours, repeating visual elements in the editions and returning to the natural environment experienced in childhood to carry out collections, these actions establish the methodology of the return as an essential device in the creative process. Starting from personal reflections through memory, identity, research, experience in the woods and questions about photography as a medium, I point out dimensions of the artistic process that resulted in 6 series, totaling 24 digital paintings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGathering walksen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectAmorzôniaen
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectCreative processen
dc.titleAmorzônia : passeios criativos para uma produção em artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169316pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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