Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorSpessato, Barbara Coiropt_BR
dc.date.accessioned2023-05-20T03:39:03Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258341pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da presente tese foi investigar competência motora e a relação entre percepção de competência motora (PCM), competência motora (CM) e atividade física (AF) através de quatro estudos. O primeiro uma revisão sistemática de literatura sobre a relação entre PCM, AF e CM; o segundo faz um diagnóstico da competência motora de crianças de 3 a 10 anos investigando as diferenças de meninos e meninas; o terceiro investiga a relação entre PCM, CM e IMC em crianças de 4 a 7 anos de idade; e o quarto investiga a relação entre AF nas aulas de educação física, competência motora e IMC em dois grupos, um de crianças mais novas (5-7 anos) e outro de crianças mais velhas (8-10 anos). Quanto a metodologia na revisão de literatura pesquisamos os artigos sobre o assunto publicados em 5 base de dados (MEDLINE; CINAHL; SPORT DISCUS; ERIC e PHYSICAL EDUCATION). O conteúdo foi avaliado quanto à metodologia, base teórica, resultados e qualidade. Nos demais estudos CM foi avaliado através do TDMG-2, PCM através do “Self- perception Profile for Children” e o “Pictorial Scale of Perceived Competence and Acceptance for Youg Children”, AF através de pedômetros e o IMC foi calculado com base no calculador do CDC (2008). Os resultados apontaram para a necessidade de mais estudos considerando as mudanças ao longo do tempo, ou comparando faixas etárias afim de auxiliar na compreensão da interação entre PC, CM e AF. Alem disso, meninos e meninas apresentaram atrasos no desempenho das habilidades motoras, bem como meninos apresentaram desempenho superior em relação as meninas. A relação entre PCM, AF e CM se fortaleceu para as mais velhas. Além disso, IMC é um melhor preditor de PCM do que CM; e CM é um melhor preditor de AF do que IMC.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of my dissertation was to investigate motor competence and the relationship between perceived motor competence (PMC), motor competence (MC) and physical activity (PA) through 4 studies.The first, a systematic literature review about the relationship among the variables of interest; the second one investigated the relationship among PC, MC and body mass index (BMI) in children 4 -7 years old; and the third investigated the relationship among CM, PA in physical education classes and BMI in two groups: younger (5-7 years old) and older children (8-10 years old). In regard to the methodology for the systematic literature review we searched for articles published in 5 databases (MEDLINE; CINAHL; SPORT DISCUS; ERIC e PHYSICAL EDUCATION). The papers contents were assessed considering methodology, theoretical framework, findings and quality. For the other studies MC was assessed with TGMD-2, PC was assessed with the “Self-perception Profile for Children” and the “Pictorial Scale of Perceived competence and acceptance for youg children” and PA was assessed with pedometers worn during physical education lessons and BMI was calculated with CDC‟s calculator (2008). We identified the need of more studies with longitudinal designs and comparing age groups in order to get a better grasp of changes in the relationship due time and age.The results show that Brazilian children are below the norm in regard to MC, and boys outperform girls in fundamental movement skills. The relationship among PC, MC and PA increases as children get older; also BMI is a better predictor of PC than CM; and MC is a better predictor of PA than BMI.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleCompetência motora, atividade física e percepção de competência motora : uma relação que se fortalece ao longo da infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000883318pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples