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dc.contributor.advisorCunha, Eduardo Figueiredo Vieira dapt_BR
dc.contributor.authorVieira, Andre Diaspt_BR
dc.date.accessioned2023-05-20T03:35:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258339pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa de Mestrado em Artes Visuais com ênfase em Poéticas Visuais, sintetiza os estudos desenvolvidos durante a minha prática artística recente. Trata-se da produção de uma série de trabalhos associativos que, independentemente dos procedimentos empregados (apropriação, fotografia, vídeo, objeto, livro de artista), dialogam com as relações estabelecidas entre os conceitos de fotografia, memória e ficção, metaforizando essas possíveis relações tal qual um triângulo amoroso. São estudos que articulam reflexões e tensionam o modo de pensar o tempo e o espaço na arte contemporânea, discorrendo sobre questões de registro, afeto e invenção, não apenas como uma forma de refúgio ou escape da realidade, mas como uma afinação do olhar para a vida enquanto potência poética. Amparado por pensamentos de estudiosos que expandem o entendimento dos conceitos aqui investigados, esse texto propõe uma espécie de exercício, em que o espectador/leitor busca nas próprias referências pessoais, possíveis respostas para perguntas que aparentemente seriam retóricas.pt_BR
dc.description.abstractThe present Master's Degree research in Visual Arts with an emphasis on Visual Poetics, synthesizes the studies developed during my recent artistic practice. It is the production of a series of associative works that, regardless of the procedures used (appropriation, photography, video, object, artist's book), dialogue with the relationships established between the concepts of photography, memory and fiction, metaphorizing these possible relationships, like a love triangle. These are studies that articulate reflections and stress the way of thinking about time and space in contemporary art, discussing issues of registration, affection and invention, not only as a form of refuge or escape from reality, but as a tuning of the look at the life as poetic power. Supported by scholars' thoughts that expand the understanding of the concepts investigated here, this text proposes a kind of exercise, in which the spectator/reader searches in their own personal references, possible answers to questions that would apparently be rhetorical.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemória : Artept_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectTempo : Artept_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSpaceen
dc.titleFotografia, memória e ficção : um triângulo amorosopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001169321pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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