Contribuição da pedagogia de Paulo Freire para o diálogo intercultural
| dc.contributor.author | Andreola, Balduino Antônio | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2023-05-18T03:56:28Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 1984 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258295 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para um diálogo intercultural? Para respondermos a esta questão analisamos três experiências de educação libertadora, inspiradas na pedagogia de Paulo Freire, e realizadas em situações muito diferentes: - o projeto de alfabetização e de educação popular da Gumé-Bissau, na África; - o projeto pedagógico do CASI-UO, para os imigrantes italianos de Bruxelas; - uma experiência de conscientização entre os párias da India. Nas 3 experiências analisadas, destacamos os elementos antropológicos, culturais e metodológicos mais importantes para a promoção de um diálogo intercultural, e para a elaboração de uma pedagogia solidária de libertação dos oprimidos. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Quel est I'apport de la pédagogie de Paulo Freire au dialogue interculturel? Pour répondre à cette question, nous avons analysé trois expériences d'éducation libératrice, inspirées de la pédagogie de Paulo Freire et réalisées dans des situations très differéntes: - le projet d'alphabétisation et d'éducation populaire de la Guinée-Bissau, em Afrique; - le projet pédagogique du CASI-UO, pour les immigrés italiens de Bruxelles; - une expérience de conscientisation parmi les parias de l'Inde. Dans les trois expériences analisées, nous avons dégagé les éléments anthropologiques, culturels et méthologiques les plus importants pour la promotion du dialogue interculturel et pour l'elaboration d'une pédagogie solidaire de libération des opprimés. | fr |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 1984), p. 39-56 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Educação popular | pt_BR |
| dc.subject | Freire, Paulo, 1921-1997 | pt_BR |
| dc.title | Contribuição da pedagogia de Paulo Freire para o diálogo intercultural | pt_BR |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 000065650 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (44377)Ciências Humanas (7689)

