Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndreola, Balduino Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-18T03:56:28Zpt_BR
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258295pt_BR
dc.description.abstractQual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para um diálogo intercultural? Para respondermos a esta questão analisamos três experiências de educação libertadora, inspiradas na pedagogia de Paulo Freire, e realizadas em situações muito diferentes: - o projeto de alfabetização e de educação popular da Gumé-Bissau, na África; - o projeto pedagógico do CASI-UO, para os imigrantes italianos de Bruxelas; - uma experiência de conscientização entre os párias da India. Nas 3 experiências analisadas, destacamos os elementos antropológicos, culturais e metodológicos mais importantes para a promoção de um diálogo intercultural, e para a elaboração de uma pedagogia solidária de libertação dos oprimidos.pt_BR
dc.description.abstractQuel est I'apport de la pédagogie de Paulo Freire au dialogue interculturel? Pour répondre à cette question, nous avons analysé trois expériences d'éducation libératrice, inspirées de la pédagogie de Paulo Freire et réalisées dans des situations très differéntes: - le projet d'alphabétisation et d'éducation populaire de la Guinée-Bissau, em Afrique; - le projet pédagogique du CASI-UO, pour les immigrés italiens de Bruxelles; - une expérience de conscientisation parmi les parias de l'Inde. Dans les trois expériences analisées, nous avons dégagé les éléments anthropologiques, culturels et méthologiques les plus importants pour la promotion du dialogue interculturel et pour l'elaboration d'une pédagogie solidaire de libération des opprimés.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 9, n. 2 (maio/ago. 1984), p. 39-56pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.titleContribuição da pedagogia de Paulo Freire para o diálogo interculturalpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065650pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples