A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos
dc.contributor.author | Mouriño Mosquera, Juan José | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T03:41:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1982 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258275 | pt_BR |
dc.description.abstract | Através de uma revisão dos pontos de vista de Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa, o autor desenvolve um perfil da criança dos O aos 3 anos num primeiro momento, e dos 3 aos 6 anos a seguir. Aborda a importância do "estádio do espelho" para a consciência de si, a "etapa do negativismo" para a auto-afirmação e a do domínio da linguagem. Paralelamente destaca os sentimentos de cólera, medo, ciúmes, inveja, que têm, como os sentimentos em geral, inegável valor pelo "desencadeamento de ações sociais e anti-sociais". O autor conclui o artigo estabelecendo a relação íntima que tem no desenvolvimento da criança pré-escolar os aspectos lúdico, o familiar, o intelectual e o mais íntimo, que é o da sensibilidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Through a revision of Thiessen, Jersild, Lacan, Fages, Freud, Watson, Holmes, Mucchielli, Iákobson, Pedrosa's viewpoints, the author designs a proflle of a 0-3 year-old child firstly, and then from the 3-6 year-old. There is an approach to the importance of the "mirror stadium" for self-consciousness, the stage of negativism for self-assurance and the management of language. At the same time, the article makes conspicous that feelings of anger, fear, jealouse and envy have, like feelings in general, an undeniable value because of liberating social and anti-social actions. By the end, the author concludes the article stating the deep relationships in a pre-school child's development among play, family, intellect, and more than all, sensibility. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (maio/ago. 1982), p. 75-84 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicologia da criança | pt_BR |
dc.subject | Idade pré-escolar | pt_BR |
dc.title | A criança pré-escolar e alguns dos seus sentimentos | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000065793 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)