Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFolberg, Maria Nestrovskypt_BR
dc.date.accessioned2023-05-17T03:26:52Zpt_BR
dc.date.issued1985pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258217pt_BR
dc.description.abstractEste estudo buscou a compreensão da dialética que se pode chegar a destacar nos discursos de pais e filhos adolescentes. Para tanto, partiu-se de uma pluri-conceituação de discurso, recorrendo às fontes estruturalistas da antroplogia, nas investigações de Lévi-Strauss; da lingüística, nos estudos de Saussure e Greimas; da psicanálise, nas interpretações de Lacan sobre os escritos de Freud. Foram analisados 17 textos de entrevistas de adolescentes e 17 textos de entrevistas com seus respectivos pais. A caracterização de pais e filhos adolescentes, produtores dos discursos analisados, permitiu o entendimento das próprias dimensões de Identidade e Relacionamento tanto no discurso como no sujeito. E neste enfoque, as técnicas de análise da estrutura lógico-semântica do conteúdo e sua leitura hermenêutica conduziram o investigador a níveis mais profundos de significação desses discursos. A partir daí, a conclusão tentou abranger questionamentos pertinentes, particularmente para quem se preocupa com a Educação e as relações pais-filhos.pt_BR
dc.description.abstractThis study looked for the understanding of the dialectics one can make conspicuous in the discourses of parents and adolescent sons. Therefore, it is developed starting from a muitiple conceptualization of the discourses, refered to the structural resources of anthropology, as in Lévi-Strauss research; linguistically anchored on the studies of Saussure and Greimas; and based psychoanalitically in Lacan's interpretation of Freud's work. Seventeen interviews with adolescent boys and seventeen interviews with thein parents were analyzed. The characterization of the parents and the adolescent sons, producers of the discourses, allowed to understand Identify and Relationship as dimensions of the subjectives discourse. For that, the technique of content-analysus of the logical-semanthical structure and its hermeneutic reading led the researcher to deeper levels of meaning. From there on, the conclusion tried to get pertaining questions, particularly for those who are involved in Education and parent-children relationship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 10, n. 2 (maio/ago. 1985), p. 45-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia da adolescênciapt_BR
dc.titleEm torno da dialética dos discursos de pais e filhos adolescentes : um estudo hermenêuticopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000065371pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples