O Caráter de educação popular no núcleo de Geografia do PEAC vivenciado na retomada das aulas presenciais
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho versa sobre a percepção dos/as professores/as do núcleo de Geografia do PEAC no retorno ao modelo de ensino presencial após o período remoto de distanciamento da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender de que maneira e se aconteceu a potencialização do caráter de Educação Popular no núcleo de Geografia neste contexto. Foi realizado um mapeamento de TCCs produzidos na UFRGS sobre o PEAC e um levantamento teórico que dialogou entre os conceitos de Educação Popular e cursos popul ...
Este trabalho versa sobre a percepção dos/as professores/as do núcleo de Geografia do PEAC no retorno ao modelo de ensino presencial após o período remoto de distanciamento da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender de que maneira e se aconteceu a potencialização do caráter de Educação Popular no núcleo de Geografia neste contexto. Foi realizado um mapeamento de TCCs produzidos na UFRGS sobre o PEAC e um levantamento teórico que dialogou entre os conceitos de Educação Popular e cursos populares preparatórios para o ingresso no Ensino Superior. Foram elaboradas e aplicadas entrevistas com quatro professores do núcleo que participaram da transição entre o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Ensino Presencial. Foi escolhida metodologicamente a realização de entrevistas semiestruturadas, pois permitem ao pesquisador obter de maneira aperfeiçoada as opiniões, percepções e experiências dos entrevistados. Após análise das entrevistas, destaca-se a importância da retomada das reuniões presenciais para o planejamento, troca de experiências e decisão dos rumos a serem seguidos coletivamente. ...
Abstract
This work deals with the perception of the teachers of the PEAC Geography core in the return to the On-Site teaching model after the remote period of distancing from the Covid-19 pandemic. We sought to understand in what way and if the potentialization of the character of Popular Education in the core of Geography took place in this context. A mapping of TCCs produced at UFRGS on the PEAC and a theoretical survey that dialogued between the concepts of Popular Education and popular preparatory c ...
This work deals with the perception of the teachers of the PEAC Geography core in the return to the On-Site teaching model after the remote period of distancing from the Covid-19 pandemic. We sought to understand in what way and if the potentialization of the character of Popular Education in the core of Geography took place in this context. A mapping of TCCs produced at UFRGS on the PEAC and a theoretical survey that dialogued between the concepts of Popular Education and popular preparatory courses for entering Higher Education were carried out. Interviews were prepared and applied with four core teachers who participated in the transition between Emergency Remote Teaching (ERT) and On-site Teaching. Methodologically, semi-structured interviews were chosen, as they allow the researcher to better obtain the opinions, observations and experiences of the treaties. After analyzing the interviews, the importance of resuming face-to-face meetings for planning, exchanging experiences and deciding on rumors to be followed collectively is highlighted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License