Jogos entre o colonial e o anticolonial : um estudo sobre jogos de tabuleiro comerciais na perspectiva do ensino de história
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A monografia apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos de tabuleiro nas aulas de História e problematiza a maneira acrítica com que muitos deles se apropriam do passado colonial como plano de fundo. É feita uma revisão teórica sobre teorias que lidam com o passado colonial, além de uma análise sobre Jogos no Ensino de História e suas abordagens. A pesquisa utiliza o jogo Spirit Island como contraponto e exemplo de jogo anticolonial. Destaca o potencial significativo dos jogos para o ensino, p ...
A monografia apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos de tabuleiro nas aulas de História e problematiza a maneira acrítica com que muitos deles se apropriam do passado colonial como plano de fundo. É feita uma revisão teórica sobre teorias que lidam com o passado colonial, além de uma análise sobre Jogos no Ensino de História e suas abordagens. A pesquisa utiliza o jogo Spirit Island como contraponto e exemplo de jogo anticolonial. Destaca o potencial significativo dos jogos para o ensino, permitindo que quem joga experimente as dinâmicas sociais e culturais de diferentes tempos e espaços; concluindo pela importância de uma reflexão profunda tanto sobre a temática quanto sobre a mecânica de jogos de tabuleiros no contexto do Ensino de História. ...
Abstract
This monograph presents a reflection on the use of board games in history classes and problematizes the uncritical way in which many games appropriate the colonial past as a backdrop. A theoretical review is made of theories that deal with the colonial past, as well as an analysis of games in history teaching and their approaches. This research uses the game Spirit Island as a counterpoint and example of an anticolonial game. It highlights the significant potential of games for teaching, allowi ...
This monograph presents a reflection on the use of board games in history classes and problematizes the uncritical way in which many games appropriate the colonial past as a backdrop. A theoretical review is made of theories that deal with the colonial past, as well as an analysis of games in history teaching and their approaches. This research uses the game Spirit Island as a counterpoint and example of an anticolonial game. It highlights the significant potential of games for teaching, allowing players to experience the social and cultural dynamics of different times and spaces; concluding the importance of a deep reflection on both the theme and mechanics of board games in the context of history teaching. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
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TCC História (789)
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