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dc.contributor.authorLouro, Guacira Lopespt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T03:28:02Zpt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257906pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa o texto chave de Joan Scott, "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", texto esse que vem sendo a mais recorrente referência para as/os estudiosos/as de gênero (das Ciências Sociais em geral e da Educação em particular), em nosso meio. Examina as aproximações da proposição de Scott com os estudos pós-estruturalistas (destacando em especial a utilização do conceito foucaultiano de poder e do procedimento desconstrutivo de Derrida) e as implicações políticas e pedagógicas desta abordagem.pt_BR
dc.description.abstractThe essay discusses Joan Scott's key text, " Gender: a useful category of historical analysis", which has been a main reference for students of gender (in Social Sciences, in general, and in Education, in particular) in the Brazilian context. It examines the affinities of Scott's proposal with the poststructuralist studies (emphasizing especially her use of the Foucaultian concept of power and Derrida' s desconstructivist procedure) and the political and pedagogical implications of this approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 101-132pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectDesconstruçãopt_BR
dc.titleGênero, história e educação : construção e desconstruçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000037110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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