Gênero, história e educação : construção e desconstrução
dc.contributor.author | Louro, Guacira Lopes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T03:28:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1995 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257906 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo analisa o texto chave de Joan Scott, "Gênero: uma categoria útil de análise histórica", texto esse que vem sendo a mais recorrente referência para as/os estudiosos/as de gênero (das Ciências Sociais em geral e da Educação em particular), em nosso meio. Examina as aproximações da proposição de Scott com os estudos pós-estruturalistas (destacando em especial a utilização do conceito foucaultiano de poder e do procedimento desconstrutivo de Derrida) e as implicações políticas e pedagógicas desta abordagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | The essay discusses Joan Scott's key text, " Gender: a useful category of historical analysis", which has been a main reference for students of gender (in Social Sciences, in general, and in Education, in particular) in the Brazilian context. It examines the affinities of Scott's proposal with the poststructuralist studies (emphasizing especially her use of the Foucaultian concept of power and Derrida' s desconstructivist procedure) and the political and pedagogical implications of this approach. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 20, n. 2 (jul./dez. 1995), p. 101-132 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | Desconstrução | pt_BR |
dc.title | Gênero, história e educação : construção e desconstrução | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000037110 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Humanas (7142)