Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFragoso, Tainá Almeidapt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T03:27:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2469-052Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257872pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we intend to present an application of problem solving activity (PR) that was implemented in a class of basic physics in higher education, using the Problem-Based Learning (PBL) methodology, whose main objective is to provide students with the opportunity to practice the use of the concepts learned in the course by solving contextualized problems. We will present and analyze the problems that have been developed for an implemented PR activity, showing the operational invariables that can be used as problem solving strategies and as an introduction to the scientific modeling process, based on didactic-scientific modeling.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 271–279pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectModelagem científicapt_BR
dc.subjectProblem-Based Learninen
dc.subjectScientific modelingen
dc.titleA utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the problem-based learning methodology in a basic physics discipline in a higher education course : possibilities of the didactic-scientific approachen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162898pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples