A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica
dc.contributor.author | Fragoso, Tainá Almeida | pt_BR |
dc.contributor.author | Pastorio, Dioni Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T03:27:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2469-052X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257872 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, pretendemos apresentar uma aplicação de atividade de resolução de problemas (RP) que foi implementada em uma turma de física básica no ensino superior, utilizando a metodologia Problem-Based Learning (PBL), cujo principal objetivo é proporcionar que os alunos tenham a oportunidade de praticar o uso dos conceitos aprendidos no curso através da resolução de problemas contextualizados. Iremos apresentar e analisar os problemas que foram desenvolvidos para uma atividade de RP implementada, mostrando as invariáveis operatórias que podem ser utilizadas como estratégias de resolução de problemas e como uma introdução ao processo de modelagem científica, a partir da modelagem didático-científica. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this work, we intend to present an application of problem solving activity (PR) that was implemented in a class of basic physics in higher education, using the Problem-Based Learning (PBL) methodology, whose main objective is to provide students with the opportunity to practice the use of the concepts learned in the course by solving contextualized problems. We will present and analyze the problems that have been developed for an implemented PR activity, showing the operational invariables that can be used as problem solving strategies and as an introduction to the scientific modeling process, based on didactic-scientific modeling. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 33, nesp (2021), p. 271–279 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Problem solving | en |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Modelagem científica | pt_BR |
dc.subject | Problem-Based Learnin | en |
dc.subject | Scientific modeling | en |
dc.title | A utilização da metodologia problem-based learning em uma disciplina de Física básica em um curso superior : possibilidades da abordagem didático-científica | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of the problem-based learning methodology in a basic physics discipline in a higher education course : possibilities of the didactic-scientific approach | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162898 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Exact and Earth Sciences (6158)