A formação do fonoaudiólogo em programas de residência multiprofissional em saúde : uma revisão sobre a produção de teses e dissertações
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
The formation of the speech therapist in Multidisciplinary Residency programs in health : a review of the production of theses and dissertations
La formación de logopedas en programas de Residencia Multiprofesional en Salud : una revisión sobre la producción de tesis y disertaciones
Assunto
Resumo
Revisão de literatura que visa descrever as características metodológicas de aprendizagem da educação permanente e continuada e como diferem uma da outra, e como os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se destacam na categoria de pós graduação lato sensu, por contribuírem para a formação e amadurecimento dos profissionais que nela se inserem. Por isso, o presente estudo objetiva analisar a produção científica dos programas de pós-graduação acerca dos aspectos da formação dos fonoa ...
Revisão de literatura que visa descrever as características metodológicas de aprendizagem da educação permanente e continuada e como diferem uma da outra, e como os programas de Residência Multiprofissional em Saúde se destacam na categoria de pós graduação lato sensu, por contribuírem para a formação e amadurecimento dos profissionais que nela se inserem. Por isso, o presente estudo objetiva analisar a produção científica dos programas de pós-graduação acerca dos aspectos da formação dos fonoaudiólogos em Residências Multiprofissionais em Saúde. Usando como método uma revisão de literatura nas bases de dados Banco de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, e no Repositório Digital de teses e dissertações LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutorado de Programas de Pós-Graduação brasileiros. Após aplicar todos os critérios de exclusão, foram incluídos 12 estudos na síntese descritiva deste estudo, tendo como conclusão que a formação de base dos fonoaudiólogos, de forma geral, é deficitária e que os programas de Residência Multiprofissional em Saúde surgem como forma de potencializar a formação da graduação, oportunizando uma atuação generalista aos residentes. ...
Abstract
Literature review that aims to describe the methodological characteristics of learning permanent and continuing education and how they differ from one another, and how the Multiprofessional Residency in Health programs stand out in the lato sensu postgraduate category, for contributing to the training and maturation of the professionals who are part of it. For this reason, the present study aims to analyze the scientific production of graduate programs on aspects of the training of speech thera ...
Literature review that aims to describe the methodological characteristics of learning permanent and continuing education and how they differ from one another, and how the Multiprofessional Residency in Health programs stand out in the lato sensu postgraduate category, for contributing to the training and maturation of the professionals who are part of it. For this reason, the present study aims to analyze the scientific production of graduate programs on aspects of the training of speech therapists in Multiprofessional Residencies in Health. Using as a method a literature review in the databases of Theses and Dissertations databases of the Brazilian Institute of Information in Science e Tecnologia (BDTD/IBICT), in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog, and in the Digital Repository of LUME theses and dissertations at the Federal University of Rio Grande do Sul, including master's dissertations and doctoral theses of Brazilian Graduate Programs. After applying all the exclusion criteria were included 12 studies in the descriptive synthesis of this study, with the conclusion that the basic training of speech therapists, in general, is deficient and that the Multiprofessional Residency in Health programs emerge as a way to enhance the training of undergraduate students, providing residents with a general approach. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de PsicologiaFaculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
-
TCC Fonoaudiologia (140)
Este item está licenciado na Creative Commons License