Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTerigi, Flaviapt_BR
dc.contributor.authorFraga, Jandira Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-25T03:36:08Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257413pt_BR
dc.description.abstractEste texto aborda a análise do campo do curriculo propondo algumas notas que mostram a emergência de sentidos sobre o mesmo que tiveram lugar ao longo da história da escolarização. As notas começam discutindo a posição essencialista subjacente às tentativas de estabelecer uma origem para o currículo, e destacam a emergência de novos sentidos, o retomo a sentidos ateriores e a adoção de sentidos antes ligados a outros conceitos. Como conseqüência dessa análise, a autora sugere que assistimos, em plena década de 90, ao surgimento de um novo processo de emergência de sentidos: a reconversão do curricu/um de um sistema centrado no ensino para um sistema centrado na avaliação. Nos curriculos nacionais, a avaliação estabelecida pelo poder central para todos os sujeitos escolarizadoa converte-se no verdadeiro curriculum.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyses the field of curriculum by proposing some notes that swow the emerging of senses that has taken place around it ali along the history of schooling: The notes start discussing the essentialism that underlines the attempts of establishing an origin for curriculum, and they remark the emerging of new senses, the retum to previous senses, and the adoption of senses that have been previously awarded to other concepts. As an outcome of this analysis, the author suggests that we now assist, in the 90's, to a new process of sense emergin: the reconversation of curriculum from a teacher-centered to testing-centered system. In the national curricula, testing fixed by central govemment for ali people in school tums out to be real curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 21, n. 1 (jan./jun. 1996), p. 159-186pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectGenealogyen
dc.titleNotas para uma genealogia do curriculum escolarpt_BR
dc.title.alternativeNotes for a genealogy of school curriculum en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000175925pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples