Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJou, Graciela Inchausti dept_BR
dc.contributor.authorAmaral, Brunapt_BR
dc.contributor.authorRiota, Carolinapt_BR
dc.contributor.authorSchaefer, Luiziana Soutopt_BR
dc.contributor.authorZimmer, Marilenept_BR
dc.date.accessioned2010-09-11T04:21:43Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0102-7972pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25716pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o diagnóstico de TDAH aumentou no contexto escolar, aumentando também a quantidade de pesquisas sobre o assunto. O presente estudo investigou o número de alunos com TDAH em 17 escolas de Porto Alegre e a percepção de 136 professores de 1ª à 8ª série, sobre o transtorno e o comportamento das crianças com TDAH. Dois questionários foram utilizados: um preenchido pela direção da escola e o outro, pelos professores. A média dos alunos com TDAH das escolas estudadas foi de 3%, com dois casos extremos: uma escola com 51% e outra com 0,2%. Em relação à percepção dos professores, houve discrepância entre os possíveis casos apontados por estes e os levantados junto à direção. Concluise, portanto, que é necessário oferecer ao ambiente escolar mais informação sobre esse transtorno, pois a maioria das escolas estudadas não oferece subsídios aos professores.pt_BR
dc.description.abstractIn the last years the Attention Deficit Hyperactive Disorder (ADHD) has increased in schools. This study investigates the number of students reported with the ADHD in 17 schools in Porto Alegre, a city in the south of Brazil. One hundred and thirty six 1st to 8th grade teachers were asked about their perceptions concerning this behavioral disorder. Two questionnaires filled in by the school direction and by the teachers, respectively, were used. The average of students with ADHD in the schools was 3% - one school reported 51% and the other 0.2%. Concerning teachers’ perceptions it was found a discrepancy between cases identified as ADHD by the teachers and the cases reported by the school direction. It is necessary to offer more information to the schools on the ADHD since most of them do not provide subsidies for the teachers regarding this matter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 23, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 29-36.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAttention deficit hyperactivity disorderen
dc.subjectTranstorno da falta de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleTranstorno de déficit de atenção e hiperatividade : um olhar no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAttention deficit hyperactivity disorder: a glance at the elementary schoolen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000748737pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples