Planos de ensino do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul : estudo bibliométrico de referências
Visualizar/abrir
Data
2006Tipo
Outro título
Educational plans for the Library Science Course taughtat the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: a bibliometric study of references
Assunto
Resumo
O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e ace ...
O estudo reflete sobre a estrutura e organização dos planos de ensino do currículo do curso de graduaçãoem Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre de 2004. Oobjetivo principal foi traçar o perfil das referências dos planos de ensino, através da análise da tipologia dosdocumentos, idiomas referenciados, procedência dos autores, autores citados, auto-referenciação,temporalidade, periódicos referenciados, distribuição por disciplina, disponibilidade e acessibilidade dosdocumentos. Os procedimentos metodológicos utilizaram análise de referências na realização de um estudobibliométrico. A revisão da literatura lançou um olhar sobre a Biblioteconomia no Brasil e fundamentoseducacionais. Os resultados revelaram que livro e capítulo de livro perfazem 60% das citações, formatopredominante dos documentos impresso, com 79%. A análise da autoria expôs 60% de autores brasileiros,a Universidade Federal de Minas Gerais como instituição mais produtiva e a preferência pela autoria pessoal.A temporalidade apontou 70% das referências com data superior a 1990, o idioma mais citado foi o portuguêse 80% de disponibilidade e acesso dos documentos. Pretendeu-se contribuir para a identidade e o auto--conhecimento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ...
Abstract
The study concerns the educational plan structure and organization of the “Universidade Federal do Rio Grandedo Sul” Library Science program, in the 1st semester of 2004. Its main objective was to describe referencescited in the educational plans by means of an analysis of document type, language, author origin, citedauthors, self-cited author, publication year, journal title, distribution by discipline and document availability,and accessibility. The methodological procedures have employed tec ...
The study concerns the educational plan structure and organization of the “Universidade Federal do Rio Grandedo Sul” Library Science program, in the 1st semester of 2004. Its main objective was to describe referencescited in the educational plans by means of an analysis of document type, language, author origin, citedauthors, self-cited author, publication year, journal title, distribution by discipline and document availability,and accessibility. The methodological procedures have employed techniques for analysis of references in abibliometric study. The literature review addressed Library Science in Brazil and educational foundations. Themain results revealed that book and book chapter make up 60% of the total number of citations, which is the predominant format for printed documents, with 79%. The authorship analysis revealed 60% of Brazilian authors,the “Universidade Federal de Minas Gerais” as the most productive institution, and a preference for personalauthorship. The publication year pointed 70% of the references dated after 1990. The most cited languagewas Portuguese and the availability and accessibility was above 80%. The study was intended to contribute forthe Course identity and self knowledge of the ‘Universidade Federal do Rio Grande do Sul’ Library ScienceProgram. ...
Contido em
Transinformação. Campinas/SP. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2006), p. 37-47
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
Este item está licenciado na Creative Commons License