Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoraes, João Feliz Duarte dept_BR
dc.date.accessioned2023-04-19T03:23:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257101pt_BR
dc.description.abstractOBJETIVO: Identificar fatores preditores da autopercepção do desempenho em Matemática de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. MÉTODO: Foram selecionados 292 alunos de diferentes escolas do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de um Questionário contendo informações pessoais dos alunos e uma pergunta sobre a autopercepção do rendimento em Matemática; da Escala de Atitudes em relação à Matemática validada por Brito em 1998; Questionário 1 e o Questionário 2 do livro Matemática Emocional, de autoria de Chacón (2003). Avaliou-se a consistência interna da escala por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Adotou-se para a análise de fatores o método de componentes principais com rotação Varimax. Os dados foram analisados também por meio da estatística descritiva, teste t de Student, teste de Qui- Quadrado e regressão logística múltipla. RESULTADOS: Encontrou-se um Alfa de Cronbach de 0,95 para a escala e uma estrutura fatorial com dois fatores explicando 62,42 % da variância total. Constituíram-se fatores independentes para a classificação da amostra, segundo a autopercepcão do desempenho acadêmico em Matemática, as seguintes variáveis: sexo, reprovação em Matemática, atitudes (os escores fatoriais) e persistência na resolução de problemas matemáticos. O modelo encontrado com uma área de 0,814, sob a curva ROC, apresenta uma excelente capacidade de discriminação. CONCLUSÃO: Os resultados confirmam as informações da literatura em que a persistência na solução de um problema e as atitudes em relação à Matemática impacta diretamente no desempenho dessa disciplina.pt_BR
dc.description.abstractOBJECTIVE: To identify predictors factors of self-perceived performance in Mathematics of third-year high school students. METHOD: A total of 292 students from different schools in the state of Rio Grande do Sul were selected. Data were obtained by means of a questionnaire containing personal information of the students and a question about self-perceived achievement in Mathematics; the Scale of Attitudes towards Mathematics validated by Brito in 1998; Questionnaire 1 and Questionnaire 2 from the book Emotional Mathematics, authored by Chacón (2003). The internal consistency of the scale was evaluated using Cronbach's alpha coefficient. The principal componentes Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinarCapítulo 28 339 method with Varimax rotation was adopted for factor analysis. The data were also analyzed using descriptive statistics, Student's t test, chi-square test and multiple logistic regression. RESULTS: We found a Cronbach's Alpha of 0.95 for the scale and a factorial structure with two factors explaining 62.42% of the total variance. Gender, failure in mathematics, attitudes (the factorial scores), and persistence in solving mathematical problems were independent factors for classifying the sample according to self-perception of academic performance in mathematics. The model found with an area of 0.814, under the ROC curve, shows excellent discrimination ability. CONCLUSION: The results confirm literature reports that persistence in problem solving and attitudes toward mathematics directly impact performance in this subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação : diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 1. Ponta Grossa, PR : Atena, 2021. Cap. 28, p. 338 - 347pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtitudept_BR
dc.subjectAttitudesen
dc.subjectPersistenceen
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathen
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPerceived performanceen
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subjectProblems solutionen
dc.titlePreditores da autopercepção do desempenho em matemática de alunos do terceiro ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativePredictors of self-perceived mathematics performance in third year high school students en
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001152339pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples