Mostrar el registro sencillo del ítem
Preditores da autopercepção do desempenho em matemática de alunos do terceiro ano do ensino médio
dc.contributor.author | Moraes, João Feliz Duarte de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T03:23:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257101 | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: Identificar fatores preditores da autopercepção do desempenho em Matemática de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. MÉTODO: Foram selecionados 292 alunos de diferentes escolas do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram obtidos por meio de um Questionário contendo informações pessoais dos alunos e uma pergunta sobre a autopercepção do rendimento em Matemática; da Escala de Atitudes em relação à Matemática validada por Brito em 1998; Questionário 1 e o Questionário 2 do livro Matemática Emocional, de autoria de Chacón (2003). Avaliou-se a consistência interna da escala por meio do coeficiente alfa de Cronbach. Adotou-se para a análise de fatores o método de componentes principais com rotação Varimax. Os dados foram analisados também por meio da estatística descritiva, teste t de Student, teste de Qui- Quadrado e regressão logística múltipla. RESULTADOS: Encontrou-se um Alfa de Cronbach de 0,95 para a escala e uma estrutura fatorial com dois fatores explicando 62,42 % da variância total. Constituíram-se fatores independentes para a classificação da amostra, segundo a autopercepcão do desempenho acadêmico em Matemática, as seguintes variáveis: sexo, reprovação em Matemática, atitudes (os escores fatoriais) e persistência na resolução de problemas matemáticos. O modelo encontrado com uma área de 0,814, sob a curva ROC, apresenta uma excelente capacidade de discriminação. CONCLUSÃO: Os resultados confirmam as informações da literatura em que a persistência na solução de um problema e as atitudes em relação à Matemática impacta diretamente no desempenho dessa disciplina. | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJECTIVE: To identify predictors factors of self-perceived performance in Mathematics of third-year high school students. METHOD: A total of 292 students from different schools in the state of Rio Grande do Sul were selected. Data were obtained by means of a questionnaire containing personal information of the students and a question about self-perceived achievement in Mathematics; the Scale of Attitudes towards Mathematics validated by Brito in 1998; Questionnaire 1 and Questionnaire 2 from the book Emotional Mathematics, authored by Chacón (2003). The internal consistency of the scale was evaluated using Cronbach's alpha coefficient. The principal componentes Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinarCapítulo 28 339 method with Varimax rotation was adopted for factor analysis. The data were also analyzed using descriptive statistics, Student's t test, chi-square test and multiple logistic regression. RESULTS: We found a Cronbach's Alpha of 0.95 for the scale and a factorial structure with two factors explaining 62.42% of the total variance. Gender, failure in mathematics, attitudes (the factorial scores), and persistence in solving mathematical problems were independent factors for classifying the sample according to self-perception of academic performance in mathematics. The model found with an area of 0.814, under the ROC curve, shows excellent discrimination ability. CONCLUSION: The results confirm literature reports that persistence in problem solving and attitudes toward mathematics directly impact performance in this subject. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação : diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 1. Ponta Grossa, PR : Atena, 2021. Cap. 28, p. 338 - 347 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Atitude | pt_BR |
dc.subject | Attitudes | en |
dc.subject | Persistence | en |
dc.subject | Solução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Math | en |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Perceived performance | en |
dc.subject | Autopercepção | pt_BR |
dc.subject | Problems solution | en |
dc.title | Preditores da autopercepção do desempenho em matemática de alunos do terceiro ano do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Predictors of self-perceived mathematics performance in third year high school students | en |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001152339 | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Libros y Capítulos de Libros (5535)