Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Marieli Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:26:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257053pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento do letramento científico deve ser uma tarefa constante do educador de Ciências. Este processo deve ser iniciado ainda na educação infantil, pois a criança desde cedo possui criatividade e curiosidade em aprender. Para que esse processo ocorra é necessário que os alunos se sintam parte da construção, envolvendo-se com a proposta. Considerando que a alfabetização e letramento é um dos momentos mais importantes e, ao mesmo tempo, cruciais de toda a sequência da vida escolar de uma criança, esta etapa requer de todos nós um olhar especial na busca de estratégias de ensino que proporcionem aos alunos o desenvolvimento e participação na construção do conhecimento. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a pesquisa de cunho qualitativo, com análise documental com propostas de produzir conhecimentos, criando formas de compreender a forma de se trabalhar ciência desde a educação infantil, de forma lúdica e didática. A pesquisa teve como resultado a elaboração de uma proposta didática sobre a reciclagem do papel. Este material didático pode ser desenvolvido com as crianças na faixa etária de 5 a 6 anos. Neste sentido, com base na pesquisa e na proposta didática, verificou-se que é possível desenvolver o letramento científico juntamente com a alfabetização científica desde a educação infantil, desde que seja realizado uma pesquisa prévia e adaptação das atividades para serem desenvolvidas com as crianças.pt_BR
dc.description.abstractThe development of scientific literacy must be a constant task of the Science educator. This process must be started even in Elementary I as the child has creativity and curiosity to learn from an early age. For this process to occur it is necessary that students feel part of the construction, getting involved with the proposal. Considering that literacy and literacy is one of the most important and, at the same time, crucial moments in the entire sequence of a child's school life, this stage requires from all of us a special look in the search for teaching strategies that provide students with the development and participation in knowledge construction. This research aimed to investigate the potential of scientific literacy in Early Childhood Education. For the development of the research, qualitative research was used, with document analysis with proposals to produce knowledge, creating ways to understand the way to work science from early childhood education, in a playful and didactic way. The research resulted in the elaboration of a didactic proposal on paper recycling. This teaching material can be developed with children aged from 5 to 6 years. In this sense, based on research and on the didactic proposal, it was found that it is possible to develop scientific literacy along with scientific literacy from early childhood education, provided that prior research and adaptation of activities to be developed with children is carried out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicen
dc.subjectUso de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectPapelpt_BR
dc.subjectEarly yearsen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.titleO letramento científico na educação infantil : uma proposta de sequência didática a partir da reciclagem de papelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPittol, Michelept_BR
dc.identifier.nrb001165444pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples