Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Lizzie de Fátima Pimentelpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:26:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257052pt_BR
dc.description.abstractEsta investigação foi de natureza qualitativa e se desenvolveu por meio da pesquisa-ação, utilizando uma sequência didática (SD) como forma de investigar possibilidades diferenciadas de ensinar conteúdos de química relacionados à tabela periódica e os seus elementos químicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como propostas diferenciadas de trabalho podem qualificar as aprendizagens de um grupo de estudantes do 9º ano do EF. Participaram da investigação 25 alunos das turmas pertencentes ao 9º ano do EF de uma escola pública de Porto Alegre - RS. A motivação que gerou a investigação foi a observação no cotidiano da sala de aula das dificuldades apresentadas por parte dos estudantes, no aprendizado referente à tabela periódica. A proposta levou os alunos a análise e o reconhecimento dos elementos químicos que integram a tabela periódica, por meio de suas características próprias, tendo como base a elaboração de quadros temáticos que representassem os elementos químicos de forma original e sua aplicabilidade no cotidiano. Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos alunos considerou que, por meio de propostas educativas que envolvam pesquisa e a elaboração de imagens, houve mais facilidade para a compreensão do significado dos elementos químicos e sua aplicação no cotidiano. Desta forma, evidencia-se a necessidade cada vez maior de se pensar o ensino de Ciências mais conectado com o interesse e com a realidade vivida pelos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe motivation that generated the investigation was the observation in the daily classroom of the difficulties presented by the students in the learning regarding the periodic table in the 9th grade of elementary school. The general objective of the research is to analyse how differentiated work proposals on the chemical elements of the periodic table can qualify the learning of a group of 9th grade students. The proposal leads the students to analyse and recognize the chemical elements that integrate the periodic table, through its own characteristics, based on the elaboration of thematic frameworks that represent the chemical elements and their applicability in daily life. The methodology for research will involve research by students, verifying where certain chemical elements apply and later creating images that will compose a new way of seeing the periodic table, through its application. The survey results revealed that most students considered that, through educational proposals involving research and the elaboration of images, it was easier to understand the meaning of chemical elements and their application in daily life. Thus, there is an increasing need to think about science teaching more connected with the interest and reality experienced by students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience Teachingen
dc.subjectElementos quimicospt_BR
dc.subjectChemical elementsen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPeriodic tableen
dc.subjectApplication of chemical elementsen
dc.titleAprendendo de forma diferenciada sobre os elementos químicos que integram as substâncias do nosso cotidianopt_BR
dc.title.alternativeLearning differently about the chemical elements that integrate the substances of our daily life en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Ana Paula Santellano dept_BR
dc.identifier.nrb001165219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples