Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Victor João da Rocha Maiapt_BR
dc.contributor.authorManara, Leonardo Maihubpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:25:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257038pt_BR
dc.description.abstractA disseminação de desinformação, especialmente através de redes sociais e aplicativos de mensagens, se tornou um dos grandes obstáculos no enfrentamento de grandes crises de saúde, como a pandemia de COVID-19. Essa disseminação também vem sendo apontada como um potencial fator causador da hesitação vacinal. Diante disso, torna-se cada vez mais importante a busca por estratégias para combater a propagação de informações falsas, em especial aquelas relacionadas a questões de saúde, como a vacinação. Uma estratégia que vem recebendo destaque é a inoculação contra a desinformação. Neste trabalho nós construímos um material didático, na forma de uma cartilha digital, para apresentar esta técnica a estudantes e professores e guiar atividades de combate à desinformação sobre vacinas em sala de aula, com foco especial em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Também propusemos dois exemplos de atividades voltadas à sala de aula utilizando o material construído. Para a elaboração da cartilha, foram usados recortes de conteúdos com informações falsas sobre vacinas em um canal antivacinas do aplicativo de mensagens Telegram. A cartilha introduz a problemática da hesitação vacinal e da desinformação e apresenta a técnica da inoculação contra a desinformação, expondo o leitor de forma preventiva a informações falsas atenuadas e o guiando no aprendizado sobre as técnicas utilizadas para dar credibilidade à desinformação.pt_BR
dc.description.abstractThe dissemination of misinformation, especially through social networks and messaging applications, has become one of the major obstacles in facing major health crises, such as the COVID-19 pandemic. This spread has also been identified as a potential factor causing vaccine hesitation. Therefore, the search for strategies to combat the spread of false information, especially those related to health issues, such as vaccination, becomes increasingly important. One of these strategies that has been a main focus of attention is the inoculation against misinformation. In this work, we built a didactic material, in the form of a digital booklet, to present this technique to students and teachers and guide activities to combat misinformation about vaccines in the classroom, with a special focus on students in the final years of elementary school. We also proposed two examples of classroom-oriented activities using the constructed material. For the preparation of the booklet, content clippings with false information about vaccines from an anti-vaccination channel of the Telegram application were used. The booklet introduces the issue of vaccine hesitation and misinformation and presents the technique of inoculation against misinformation, exposing the readers in a preventive way to attenuated false information and guiding them in learning about the techniques used to give credibility to disinformation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInoculationen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectDisinformationen
dc.subjectVacinaspt_BR
dc.subjectVaccinesen
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectAnti-vaccinationen
dc.subjectScienceen
dc.titleUma cartilha para a prevenção contra a desinformação sobre vacinas na escolapt_BR
dc.title.alternativeA booklet for prevention against vaccine disinformation in school en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Mônica da Silvapt_BR
dc.identifier.nrb001165020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples