Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Victor João da Rocha Maiapt_BR
dc.contributor.authorGuerra, Letíciapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-13T03:25:12Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/257036pt_BR
dc.description.abstractCada vez mais as práticas de ensino devem ser voltadas a uma aprendizagem significativa e conectadas à realidade do estudante. A utilização de estratégias de ensino diferenciadas busca, de maneira geral, auxiliar o aluno a entender conceitos “abstratos” de maneira mais dinâmica e eficaz. Este trabalho teve como objetivo apresentar uma didática de estudos dos elementos químicos, para compreender de que modo os estudantes reconhecem e/ou representam esses elementos no seu cotidiano, bem como despertar a curiosidade dos estudantes para as aulas de Química. O trabalho foi desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Caxias do Sul, RS. A proposta foi desenvolvida totalmente de forma remota, devido à pandemia de COVID-19. Dentre as atividades realizadas, destaca-se a pesquisa sobre diferentes elementos químicos do cotidiano e a elaboração de um super-herói para os referidos elementos, contemplando suas características em forma de superpoderes. A avaliação dos resultados foi feita por meio de rubricas de aprendizagem, para verificar se os objetivos foram alcançados. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes apresentaram boa qualidade, demonstrando que a estratégia utilizada pode ser empregada como ferramenta inovadora para o ensino de Química.pt_BR
dc.description.abstractTeaching methods focused on meaningful learning and connected to the student's reality have become increasingly important. The use of differentiated teaching strategies aims, in general, to help students grasp “abstract” concepts more dynamically and effectively. This work’s objective is to present a didactic study of chemical elements to understand how students recognize and/or represent them in their daily lives, as well as instigating students' curiosity for Chemistry classes. The work was developed with 9th-grade students at a public school in Caxias do Sul, RS - Brazil. The project was applied entirely remotely due to the COVID-19 pandemic. Among the activities carried out, there was research on different chemical elements in everyday life and the creation of a superhero for the referred elements, displaying their characteristics as superpowers. The evaluation was made through learning rubrics to verify whether the objectives were reached. The students developed good quality work, showing that the strategy used may be applied as a innovative tool for Chemistry teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistryen
dc.subjectElementos quimicospt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCharactersen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectChemical elementsen
dc.titleO superpoder dos elementos químicospt_BR
dc.title.alternativeThe superpower of chemical elements en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Mônica da Silvapt_BR
dc.identifier.nrb001165031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples