Efeito estufa : uma proposta didática para o ensino de Ciências em tempos remotos
dc.contributor.advisor | Hoffmann, Marilisa Bialvo | pt_BR |
dc.contributor.author | Boeira, Nara Cristina Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T03:23:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257023 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho propõe-se a investigar a importância da utilização de aulas práticas nas aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em tempos de pandemia e aulas remotas. Desta maneira, o presente estudo tem como objetivo analisar os limites e potencialidades das atividades práticas como uma ferramenta eficaz no ensino e aprendizagem de ciências de forma atraente e dinâmica. Tendo em vista o distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19, considera-se necessária a articulação destas atividades com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Para tanto, optou-se pelo tema “Efeito Estufa”, como forma de problematizar a temática e propor, ao final da pesquisa, uma Sequência de Ensino Investigativa que articule atividades práticas e efeito estufa por meio das tecnologias. A proposta é que esta sequência forneça subsídios para a atuação de professores de ciências na Educação Básica em tempos de ensino remoto. | pt_BR |
dc.description.abstract | This Course Conclusion Paper aims to investigate the importance of using practical classes in Science classes in the final years of Elementary School, in times of pandemic and remote classes. Often, the lack of interest that leads to students' lack of motivation is caused by the methodology applied by the teacher when passing on the contents. Thus, this study aims to analyze that the limits and potential of practical activities can be used as an effective tool in science teaching and learning, using playfulness in an attractive and dynamic way. In view of the social distance caused by the Covid-19 pandemic, it is considered necessary to link these activities with Digital Information and Communication Technologies. Therefore, the theme “Greenhouse Effect” was chosen as a way of problematizing the theme and proposing, at the end of the research, an Investigative Teaching Sequence that articulates practical activities and the greenhouse effect through technologies. The proposal is that this sequence provides subsidies for the performance of science teachers in Basic Education in times of remote education. Research in the field of Science Teaching has a wide variety of materials for teaching the greenhouse effect t in textbooks and internet materials such as videos, games and texts for reading and interpretation. It is up to the teacher to analyze them and choose the best quality and adapt it to work with students. This study aimed to investigate ways of working with students in practical classes remotely and in times of pandemic. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Practical classes | en |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Digital Information and Communication Technologies | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Investigative Teaching Sequence | en |
dc.subject | Greenhouse effect | en |
dc.title | Efeito estufa : uma proposta didática para o ensino de Ciências em tempos remotos | pt_BR |
dc.title.alternative | Greenhouse effect : a teaching proposal for teaching sciences in remote times | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pittol, Michele | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001165775 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (182)