A pandemia e o ensino de Química por investigação : a farsa da ivermectina
View/ Open
Date
2021Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo originou-se de pesquisa qualitativa a partir de fontes bibliográficas e documentais onde através de uma análise criteriosa buscou-se ferramentas para a elaboração de uma sequência didática baseada no ensino de química por investigação com estratégias que contemplem a argumentação como fator primordial na construção do letramento científico. Para isso, a narrativa vale-se das polêmicas que acompanham o período pandêmico que estamos vivendo através da elaboração da sequência did ...
O presente artigo originou-se de pesquisa qualitativa a partir de fontes bibliográficas e documentais onde através de uma análise criteriosa buscou-se ferramentas para a elaboração de uma sequência didática baseada no ensino de química por investigação com estratégias que contemplem a argumentação como fator primordial na construção do letramento científico. Para isso, a narrativa vale-se das polêmicas que acompanham o período pandêmico que estamos vivendo através da elaboração da sequência didática “A farsa da Ivermectina” como um modelo promissor no Ensino de Química Por Investigação voltado ao estudo das soluções, conteúdo sempre presente em diferentes eixos temáticos adotados pelos novos parâmetros curriculares na área das ciências da natureza e suas tecnologias. Na elaboração, priorizou-se estratégias para que os estudantes se apropriem de conceitos científicos, consigam gerar e usar dados para responder a questões investigativas, além de permitir que compreendam a química como parte do conhecimento humano e não apenas uma disciplina onde devem decorar fórmulas e repetir conceitos. A sequência apresentada, torna-se promissora para que cálculos de concentração de soluções sejam compreendidos de forma contextualizada e, não sejam mais vistos como uma parte da química onde se decoram fórmulas ou representações míticas ou inadequadas. ...
Abstract
This article originated from qualitative research from bibliographical and documentary sources where, through a careful analysis, tools were sought for the elaboration of a didactic sequence based on the teaching of chemistry by investigation with strategies that consider argumentation as a primary factor in construction of scientific literacy. For this, the narrative makes use of the controversies that accompany the pandemic period that we are living through the elaboration of the didactic seq ...
This article originated from qualitative research from bibliographical and documentary sources where, through a careful analysis, tools were sought for the elaboration of a didactic sequence based on the teaching of chemistry by investigation with strategies that consider argumentation as a primary factor in construction of scientific literacy. For this, the narrative makes use of the controversies that accompany the pandemic period that we are living through the elaboration of the didactic sequence "The farce of Ivermectin" as a promising model in the Teaching of Chemistry by Investigation focused on the study of solutions, content always present in different thematic axes adopted by the new curricular parameters in the area of natural sciences and their technologies. In the elaboration, strategies were prioritized for students to appropriate scientific concepts, to be able to generate and use data to answer investigative questions, in addition to allowing them to understand chemistry as part of human knowledge and not just a discipline where they must memorize formulas and repeat concepts. The presented sequence is promising for solution concentration calculations to be understood in a contextualized way and not to be seen any more as a part of chemistry where mythical or inappropriate formulas or representations are memorized. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Ciência é 10.
Collections
-
Biological Sciences (182)
This item is licensed under a Creative Commons License