A contribuição das atividades práticas nas aulas de Ciências : uma análise a partir do olhar docente
dc.contributor.advisor | Robaina, Jose Vicente Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Zanchett, Carina Santin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T03:28:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256977 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as atividades práticas realizadas no laboratório podem contribuir para uma aprendizagem significativa junto aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei de Erechim – RS. Esta análise foi baseada na reflexão elaborada pela professora-cursista das atividades práticas realizadas no laboratório. Para auxiliar nesta análise, foram promovidas rodas de conversa, observações e reflexões por parte da professora, para avaliar se houve aprendizagem significativa com o desenvolvimento das atividades práticas e também se os estudantes consideram estas atividades importantes para a construção do seu conhecimento. Os achados dessa investigação, com o apoio teórico da literatura pertinente, possibilitou o diagnóstico acerca do ensino de Ciências a partir das aulas práticas desenvolvidas, onde foi constatado a importância das aulas práticas para o aprendizado dos discentes desta escola. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze how the practical activities carried out in the laboratory can contribute to a defined learning with students in the final years of Elementary School of the Municipal Elementary School Cristo Rei de Erechim - RS. This analysis was based on the reflection elaborated by the teacher-student of the practical activities carried out in the laboratory. To assist in this analysis, conversation circles, criticism and reflections were promoted by the teacher, to assess whether there was learning increases with the development of practical activities and also whether we studied these important activities for the construction of their knowledge. The findings of this investigation, with the theoretical support of the relevant literature, enabled the diagnosis about the teaching of Science from the practical classes developed, where the importance of practical classes for the teaching of students at this school was verified. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Aula Prática | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Practical classes | en |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Natural sciences | en |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | A contribuição das atividades práticas nas aulas de Ciências : uma análise a partir do olhar docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pittol, Michele | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001155525 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!” | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Biológicas (183)