Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Amanda de Souza dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Camila Franceschi dapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:57Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256963pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o surgimento dos impactos da emissão de gases poluentes, especialmente na abordagem do aumento da acidez da atmosfera e da chuva ácida. Para isso, foram realizadas quatro etapas como ação proposta, com grupos de alunos do 7º ano da escola municipal de educação Básica Santo Inácio, localizada no município de Esteio/RS. As etapas desenvolvidas contemplaram apresentação dos conceitos sobre gases poluentes, chuva ácida e meio ambiente explanados pela professora; preparo e execução do experimento pelos grupos de alunos; após os procedimentos concluídos e ponderados pelos grupos, anotações foram realizadas em relatório, além de um texto descritivo, sobre as conclusões obtidas pelos impactos dos gases poluentes ao meio ambiente, bem como sua participação no processo para minimizar esses efeitos. Os resultados obtidos a partir da leitura dos relatórios e textos descritivos entregues pelos alunos evidenciam a importância da experimentação para o ensino de ciências e para o aprofundamento dos conhecimentos científicos, principalmente para o processo significativo da aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the student's teaching-learning process in a meaningful construction of concepts about polluting gases and the environment from an experimental practice in the classroom on the emergence of the impacts of polluting gás emissions, especially in the approach to increasing pollution acidity of the atmosphere and acid rain. Thus, four stages were carried out as the proposed action, with groups of students from the 7th grade of the public basic education school Santo Inácio, located in the city of Esteio/RS. The stages developed include the presentation of concepts, by the teacher, which are about polluting gases, acid rain and the environment; preparation and execution of the experiment were made by the group of students; after the procedures concluded and analyzed by the educators, notes were taken in a report, in addition to a descriptive text about the conclusions reached by the impacts of polluting gases on the environment, as well as their participation in the process to minimize these effects. The results obtained from reading the reports and descriptive texts delivered by the students show the importance of experimentation for science teaching and the deepening of scientific knowledge, especially for the meaningful process of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectExperimentationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPoluentes atmosféricospt_BR
dc.titleExperimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeExperimentation in science teaching to build meaningful learning en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001155119pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples