Abordagens e práticas da(s) Ciência(s) : um estudo sobre o Rio dos Sinos sob um olhar da educação ambiental
Fecha
2021Tutor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Otro título
Approaches and practices of science (s) : a study on Rio dos Sinos under a view of environmental education
Materia
Resumo
O presente trabalho é referente ao Projeto de Ação em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental Ciência é 10! (UFRGS) que buscou aplicar e compreender as práticas pedagógicas no ensino de ciências utilizando uma temática voltada à educação ambiental com as discussões acerca das metodologias trabalhadas e abordando o tema do Rio dos Sinos em uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental, da rede pública, a partir das reflexões oriundas do curso Ciência é 10! -UFRGS. O Projeto de Ação fo ...
O presente trabalho é referente ao Projeto de Ação em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental Ciência é 10! (UFRGS) que buscou aplicar e compreender as práticas pedagógicas no ensino de ciências utilizando uma temática voltada à educação ambiental com as discussões acerca das metodologias trabalhadas e abordando o tema do Rio dos Sinos em uma turma de 6° ano do Ensino Fundamental, da rede pública, a partir das reflexões oriundas do curso Ciência é 10! -UFRGS. O Projeto de Ação foi desenvolvido na Escola Jardim Planalto em Esteio/RS, em uma turma dos anos finais, totalizando 24 alunos da rede pública estadual de ensino. Tendo como questão norteadora: Qual a importância da integração dos conteúdos programáticos de ciências, da interdisciplinaridade com a educação ambiental, na prática docente, em tempos de pandemia, sob o foco da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos como ponto motivador? Tendo como ponto de observação e metodologia a coleta de dados qualitativos, através de questionários aplicados aos alunos para compreensão desta modalidade de prática pedagógica juntamente ao ensino, englobando a educação ambiental nas aulas síncronas e assíncronas do ensino fundamental. Os principais autores em que nos apoiaremos e que embasarão este projeto: Carlos Loureiro, Marcos Reigota e Paulo Freire. ...
Abstract
This work refers to the Science Teaching Action Project - Final Years of Elementary School Science is 10! (UFRGS) which sought to apply and understand pedagogical practices in science teaching using a theme focused on environmental education with discussions about the methodologies worked and addressing the theme of Rio dos Sinos in a 6th grade class of elementary school, from the network public, based on the reflections from the Science is 10 course! -UFRGS. The Action Project was developed at ...
This work refers to the Science Teaching Action Project - Final Years of Elementary School Science is 10! (UFRGS) which sought to apply and understand pedagogical practices in science teaching using a theme focused on environmental education with discussions about the methodologies worked and addressing the theme of Rio dos Sinos in a 6th grade class of elementary school, from the network public, based on the reflections from the Science is 10 course! -UFRGS. The Action Project was developed at Escola Jardim Planalto in Esteio/RS, in a class of the final years, totaling 24 students from the state public school system. Having as a guiding question: What is the importance of integrating science syllabuses, interdisciplinarity with environmental education, in teaching practice, in times of pandemic, under the focus of the Rio dos Sinos River Basin as a motivating point? Having as a point of observation and methodology the collection of qualitative data, through questionnaires applied to students to understand this modality of pedagogical practice together with teaching, encompassing environmental education in synchronous and asynchronous classes of elementary school. The main authors who supported this project were: Carlos Loureiro, Marcos Reigota and Paulo Freire. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Colecciones
-
Ciencias Biologicas (182)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License