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dc.contributor.advisorGeimba, Mercedes Passospt_BR
dc.contributor.authorLuz, Darlene Timm dapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256948pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) o tráfico de animais perde apenas para o tráfico de drogas e armas, e é a terceira maior atividade ilegal do mundo trazendo diversos prejuizos ao ecossistema. É uma atividade relacionada a características socioeconômicas e atribuída, principalmente, a colecionadores, fins científicos, venda em pet shops e produção de subprodutos. O presente trabalho discorre sobre a ação antrópica que prejudica a biodiversidade brasileira por meio do tráfico de animais, por vezes desconhecendo sua contribuição. A partir deste diagnóstico definiu-se o público alvo sendo formado por 32 alunos que frequentam o 7º ano do ensino fundamental da Escola Vinícius de Morais, da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A atividade contribui para a construção do conhecimento pela participação ativa dos discentes no desenvolvimento das atividades. Os alunos puderam expor suas ideias e contribuir para a disseminação desta prática ilegal e criminosa valorando a preservação da biodiversidade e equilibrio ambiental através das etapas sugeridas por estimulos e aplicação da metodologia ativa na contribuição e construção da proposta. Ao final do trabalho foi percebido as consequências do tráfico de animais silvestres, constatado os prejuízos que a retirada da fauna causa ao ambiente, reconheceu-se os maus-tratos aos quais alguns animais silvestres são submetidos e inferimos medidas de coibição do tráfico de animais silvestres.pt_BR
dc.description.abstractAccording to the National Network for Combating Wild Animal Traffic (Renctas), animal trafficking is second only to drug and arms trafficking, and is the third largest illegal activity in the world, causing various damages to the ecosystem. It is an activity related to socioeconomic characteristics and mainly attributed to collectors, scientific purposes, sales in pet shops and production of by-products. This paper discusses the anthropic action that harms Brazilian biodiversity through animal trafficking, sometimes ignoring its contribution. From this diagnosis, the target audience was defined, consisting of 32 students who attend the 7th year of elementary school at the Vinícius de Morais School, in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The activity contributes to the construction of knowledge through participation. active participation of students in the development of activities. Students were able to expose their ideas and contribute to the dissemination of this illegal and criminal practice, valuing the preservation of biodiversity and environmental balance through the steps suggested by stimuli and application of active methodology in the contribution and construction of the proposal. At the end of the work, the consequences of wild animal trafficking were perceived, the damage caused by the removal of fauna to the environment was noted, the mistreatment to which some wild animals are subjected was recognized and we inferred measures to deter wild animal trafficking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectEcosystemen
dc.subjectIllegalen
dc.subjectTráfico de animaispt_BR
dc.subjectAnimal traffickingen
dc.subjectAnimais selvagenspt_BR
dc.subjectConservação dos recursos naturaispt_BR
dc.subjectBiopiracyen
dc.subjectInspectioen
dc.titleReflexos do tráfico de animais silvestres a biodiversidade brasileirapt_BR
dc.title.alternativeReflections of wildlife trafficking to brazilian biodiversity en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb001160375pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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