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dc.contributor.advisorCorção, Gertrudespt_BR
dc.contributor.authorDoebber, Camilapt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256936pt_BR
dc.description.abstractO consumismo vem apresentando padrões insustentáveis tanto de produção como de consumo, o que tem contribuído para a degradação ambiental e para a escassez dos recursos naturais, visto que as pessoas consomem de forma inconsciente, sem considerar os impactos socioambientais decorrentes de produtos ou serviços consumidos. Nesse sentido, atitudes diárias podem ser ambientalmente significativas e impactantes. Nesse contexto tem-se a educação pela pesquisa, que pressupõe o uso de temas do cotidiano em práticas investigativas, as quais aproximam o aluno da realidade, dando maior significado às atividades, além de torná-las mais interessantes. A ferramenta Pegada Ecológica, vem sendo implantada de forma educativa, estimulando os alunos na construção de um conhecimento social e individual. Esta foi idealizada em 1996 por Mathis Wackernagel e William Rees e é utilizada para calcular o impacto ambiental do ser humano sobre a Terra. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo propor o ensino de ciências através do método científico, através da aplicação de um indicador de sustentabilidade, a Pegada Ecológica, de modo a estimular a compreensão e a sensibilização referente ao problema dos impactos ambientais gerados por hábitos diários. O estudo foi realizado com turmas de 6º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Vicente Kunrath, localizada no Município de Canudos do Vale, RS. Através de recursos audiovisuais e reflexões, os alunos foram convidados a analisarem hábitos diários pessoais e familiares, com posterior cálculo de suas Pegadas Ecológicas, através de um questionário. As respostas obtidas através do questionário foram analisadas pelos alunos e explanadas através de gráficos, para melhor compreensão. Por fim, os alunos propuseram ações concretas e de fácil realização para mudarem suas Pegadas Ecológicas. Os resultados obtidos demonstraram que a atividade realizada atingiu os objetivos propostos, sendo possível inferir que a ferramenta Pegada Ecológica se apresenta como uma ótima alternativa pedagógica para ensino de ciência por investigação. Os alunos participaram ativamente do processo, demonstrando que as atividades foram significativas na consolidação da aprendizagem, bem como na vivência do método científico.pt_BR
dc.description.abstractConsumerism has shown unsustainable patterns of both production and consumption, which has contributed to environmental degradation and the scarcity of natural resources, as people consume unconsciously, without considering the socio-environmental impacts resulting from consumed products or services. In this sense, daily attitudes can be environmentally significant and impactful. In this context, there is education through research, which presupposes the use of everyday themes in investigative practices, which bring the student closer to reality, giving greater meaning to the activities, in addition to making them more interesting. The Ecological Footprint tool has been implemented in an educational way, encouraging students to build social and individual knowledge. This was conceived in 1996 by Mathis Wackernagel and William Rees and is used to calculate the environmental impact of human beings on the Earth. Thus, this study aimed to propose the teaching of science through the scientific method, through the application of a sustainability indicator, the Ecological Footprint, in order to stimulate understanding and awareness regarding the problem of environmental impacts caused by habits daily. The study was carried out with 6th and 9th grade classes from the Frei Vicente Kunrath Municipal Elementary School, located in the city of Canudos do Vale, RS. Through audiovisual resources and reflections, students were invited to analyze daily personal and family habits, with subsequent calculation of their Ecological Footprints, through a questionnaire. The answers obtained through the questionnaire were analyzed by the students and explained through graphics, for better understanding. Finally, the students proposed concrete and easy-to-perform actions to change their Ecological Footprints. The results obtained showed that the activity carried out reached the proposed objectives, and it is possible to infer that the Ecological Footprint tool presents itself as an excellent pedagogical alternative for science teaching by investigation. Students actively participated in the process, demonstrating that the activities were significant in consolidating learning, as well as in experiencing the scientific method.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectIndicadores de desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titlePegada ecológica como ferramenta de reflexão e sensibilização ambiental na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001159934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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